21/04/2022

Nesta quinta-feira (21/04), o 10º Batalhão de Polícia Militar realizou solenidade militar alusiva ao Patrono das Polícias do Brasil – Tiradentes.

O evento contou com a ilustre presença de integrantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e autoridades de Apucarana e demais municípios que compõem a área de atuação do Décimo Batalhão. Também se fizeram presentes alunos, diretores e colaboradores do Colégio Cívico-Militar Prefeito Carlos Massareto e do Colégio Cívico-Militar Jandaia do Sul.

Durante a solenidade foi entoado o cântico do Hino Nacional, seguido da leitura da Ordem do Dia, exarada pelo Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná Coronel Hudson Leôncio Teixeira. Logo após, tivemos o pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Sebastião Ferreira Martins Júnior, prefeito da cidade de Apucarana e do Senhor Tenente-Coronel Marcos José Facio, Comandante do 10ºBPM. Para encerrar a solenidade ocorreu o desfile da tropa.

No dia 21 de abril, comemoramos o dia do Patrono das Polícias do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes. Uma data inesquecível, não só para nós policiais, como para todos os cidadãos brasileiros. Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, nasceu no dia 12 de novembro de 1746, na “Fazenda do Pombal”, Minas Gerais. Foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar no posto de alferes (primeira patente de um oficial) e ativista político que atuou no Brasil Colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792, aos 45 anos de idade. Ele é reconhecido como mártir da inconfidência mineira e considerado o patrono cívico do Brasil e herói nacional. Seu nome consta no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade.

Emergência: 190
Disque denúncia: 181
WhatsApp para denúncias: (43) 99608-9469

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: Nós fazemos a diferença!

Comunicação Social do 10°BPM.

Deixe seu comentário