25/10/2021

De acordo com a Associação Brasileira o alimento está presente em 99,3% dos lares brasileiros.

O Dia do Macarrão é comemorado em 25 de outubro, na Itália e Brasil, e em outros países, como Estados Unidos, México, Turquia e Alemanha.

A data foi criada em Roma, no ano de 1995, durante o primeiro Congresso Mundial de Macarrão, que reuniu os principais fabricantes de todo o mundo.

Trazido para o Brasil pelos imigrantes italianos, a massa foi facilmente assimilada e introduzida nos hábitos alimentares dos brasileiros.

De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros.

O país também é terceiro maior produtor mundial de macarrão, segundo estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO).

Quanto ao consumo, o brasileiro consome cerca de 6 kg de macarrão por pessoa, bem abaixo da média italiana, onde o consumo é o maior do mundo e chegava a 25,3 kg por pessoa em 2013.

Origem

A origem deste alimento ainda é um mistério. Há registros de tipos de massas, que poderiam ter originado pasta, na história de várias civilizações antigas, como dos assírios e babilônicos.

No entanto, a versão mais famosa é de que o alimento teria sido trazido da China para a Itália por Marco Polo, no século XIII. Os italianos foram seus maiores difusores e consumidores.

Macarrão engorda?

Para quem ama massas, mas tem medo da balança, uma boa notícia: o macarrão não é vilão da dieta, 100 gramas de pasta cozido tem a mesma quantidade de carboidratos que uma banana.

O fato do macarrão ser um alimento prático, de fácil preparo, faz dele uma alternativa de refeição.

Fonte: Italianismo

Deixe seu comentário