04/05/2021

Mais do que uma data comemorativa, o Dia Internacional do Bombeiro é um “movimento” internacional para promover apoio e respeito a profissão, valorizando aqueles que a exercem.

O dia internacional do Bombeiro se comemora em 4 de maio, por ser o dia do padroeiro da profissão, São Floriano, que foi um oficial romano que criou um grupo em sua Legião especializado em combater incêndios, sendo o primeiro grupo e chefe de bombeiros que se tem registro, ele foi condenado a morte por perseguição religiosa em sua época, sua execução junto a 40 de seus homens foi por afogamento, essa ligação com a água ajudou a reforçar sua imagem como padroeiro dos Bombeiros.

O primeiro dia Internacional do Bombeiro foi celebrado em 1999, motivado por uma tragédia na Austrália, quando cinco Bombeiros que combatiam um incêndio florestal morreram quando uma mudança de vento repentina fez com que o caminhão onde estavam fosse cercado pelas chamas.

Esta tragédia alertou o mundo para os riscos da profissão, e a grande quantidade de Bombeiros que morrem todo ano em todo mundo no exercício da profissão ou por complicações adquiridas deste exercício.
Os objetivos do Dia Internacional do Bombeiro 4 de maio:

Com estes fatos o dia internacional do Bombeiro assumiu novos e importantes propósitos:
– Promover a profissão e sua importância, valorização e desenvolvimento junto a toda sociedade
– Chamar atenção a necessidade de melhora continua na formação e desenvolvimento daqueles que exercem a profissão, seja no meio público ou privado, remunerado ou voluntário.
– Conscientizar e buscar continuamente melhores condições de trabalho e meios de segurança e proteção para as pessoas em seu exercício,
– Homenagear e honrar a memória daqueles que morreram durante o exercício da profissão ou em decorrência de complicações deste trabalho.
– Neste dia se homenageiam todas as pessoas e profissionais envolvidos no atendimento as emergências, seja antes, durante ou depois da ocorrência, ao pessoal de saúde, de logística, transporte, administração, comunicação, engenharia, todos são contemplados nesse dia. Fonte: portal do Conselho Nacional de Autoregulamentação dos Bombeiros

Deixe seu comentário