31/07/2021

Recentemente, sete aplicativos suspeitos de roubar logins e senhas do Facebook foram retirados da Play Store, a loja oficial de aplicativos do sistema operacional Android. De acordo com informações do site especializado em tecnologia Canaltech, o malware responsável pela atividade ilegal estava presente em diversos serviços oferecidos na Play Store, desde apps de horóscopo a otimizadores de desempenho no Android. Os aplicativos, no total, foram baixados mais de 5,8 milhões de vezes.

Conforme a publicação, esse tipo de programa atua como um “cavalo de troia” e tem uma atuação específica para conseguir enganar o usuário. Os apps fingiam carregar a página do Facebook para que o usuário fizesse o login na rede social, no entanto, ele executava outro programa, que era capaz de enviar os dados para um servidor próprio e, então, apropriar-se das informações da vítima.

Além disso, os aplicativos ainda eram capazes de roubar cookies da sessão do usuário sem autorização. O Facebook, aparentemente, era o principal alvo dos suspeitos, mas ainda há possibilidade de outros serviços terem sido comprometidos, segundo o Canaltech.

Veja os aplicativos retirados da Play Store:
– Rubbish Cleaner
– Inwell Fitness
– Horoscope Daily
– App Lock Keep
– Lockit Master
– Horoscope Pi
– App Lock Manager

Fonte: Monique Manganaro/gmconline.com.br

Deixe seu comentário