16/10/2020

Depois que o portal do Canal 38 postou matéria nesta sexta-feira (16) com denúncias sobre supostas irregularidades que estariam ocorrendo nos cemitérios municipais, a Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) determinou que um grande contingente de funcionários fosse convocados para trabalhar no período da tarde.

Segundo informações, várias caçambas com entulhos foram retiradas do Cemitério Cristo Rei e até na parte elétrica do local servidores públicos faziam reparos “a todo o vapor”, um cenário bem diferente do registrado antes da publicação da matéria do portal do Canal 38.

Entre as supostas irregularidades denunciadas por pedreiros estaria a cobrança de R$ 50 por sacola para colocar ossos retirados ou realocados em sepulturas após exumações e outros procedimentos. As sacolas e caixões são vendidos na Aserfa, mas a credenciada estaria sendo tratada de forma diferenciada pela direção da Autarquia em relação aos demais pedreiros, como se, em tese, comandasse um esquema de monopólio, mas hoje de tarde após a reportagem também não compareceu no cemitério.

Tal credenciada estaria usando sacos de farinha para colocar as ossadas (os denunciantes exemplificam citando um caso desse tipo de situação que pode ser verificado na quadra 38), sendo que as pessoas chegam a pagar R$ 150 pelas sacolas e o serviço. Segundo os denunciantes, isso seria equivalente a “pagar por um caixão e receber uma rede”.

Sepulturas sem lajes, ossadas retiradas de jazigos e colocadas em local impróprio, onde ficam expostas, caçambas para retirada de entulhos dentro do cemitério, o que contraria determinação da própria gestão, amontoados de lixo e entulhos e até a suposta venda de lajes para fechamento de sepulturas constam das denúncias que foram reiteradas por pedreiros. Inclusive eles encaminharam ao Portal de Notícias fotos e vídeos que comprovam como está a situação atual no Cemitério Cristo Rei.

A partir da denúncia divulgada pelo portal do Canal 38, diversos servidores públicos da prefeitura foram para o Cemitério Cristo Rei trabalhar em um mutirão na tarde deste sexta-feira (16).

Deixe seu comentário