28/03/2020

Um paciente de Apucarana permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Providência de Apucarana.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, informou em rede social na noite desta sexta-feira (27) que Apucarana tem 219 pessoas em isolamento domiciliar em razão de suspeita do Coronavírus. O prefeito acrescentou que há um novo caso suspeito de Covid-10 e que está em estado considerado grave, com o paciente permanecendo internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Providência.

Todos estes casos de isolamento domiciliar são de pessoas que apresentaram sintomas da doença. Já a coleta para exames foi feita em três pessoas: uma criança de seis anos e dois adultos. Um destes adultos deu entrada na UTI do Hospital da Providência na tarde desta sexta-feira (27).

O crescimento significativo de casos suspeitos ocorreu em razão de uma mudança no sistema de notificações. A informação foi dada pelo prefeito durante um pronunciamento ao vivo nas redes sociais.

COMÉRCIO E PROTESTO
Júnior reforçou as medidas de fechamento do comércio por mais 7 dias, totalizando os 15 dias que constam no decreto emitido na última semana. No entanto, algumas mudanças foram feitas, para adequar ao decreto estadual, como a abertura de clínicas e restaurantes, apesar de protesto e buzinaço realizado nesta sexta-feira pela manhã pelo fechamento do comércio.

ALGUNS PONTOS DO PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO DE APUCARANA

• Podem abrir Oficinas mecânicas e auto peça – Clínicas médicas , odontológicas e laboratórios, etc..
• Todos estabelecimento que vendam produtos alimentícios estão liberados ( shopping fechados)
• agropecuária podem abrir
• serviços autônomos individuais estão liberados
• restaurantes está enquadrado nos serviços essenciais (podem abrir )
• Mercados voltam a funcionar em horário habitual (até as 22:00)

Arapongas tem 350 pessoas em isolamento domiciliar
A Secretaria Municipal de Saúde relatou nesta sexta-feira (27) que o município de Arapongas tem 350 pessoas em isolamento domiciliar e monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, dentro da estratégica de enfrentamento ao coronavírus. O isolamento dura em geral 14 dias.

O fato de haver um número expressivo de pessoas em isolamento domiciliar leva a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas a reforçar as recomendações para que as pessoas fiquem em casa, evitem pontos de aglomeração e mantenham todos os cuidados preventivos, como lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, higienização com álcool em gel, não tocar com as mãos a boca, nariz e olhos e, ao tossir ou espirrar, usar lenço descartável ou proteger a boca e o nariz com o braço.

SINTOMAS

Os sinais e sintomas podem ser febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo, podendo apresentar diarreia, tosse ou secreção nasal.

CUIDADOS EM CASA

– Não compartilhar alimentos, copos, talheres, chimarrão, toalhas e objetos de uso pessoal;

– Evitar tocar olhos, nariz ou boca;

– Lavar as mãos várias vezes ao dia com sabonete e água, ou usar álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar;

– Não receber visitas enquanto os sintomas persistirem;

– Enquanto permanecer com sintomas respiratórios, deve usar máscara cirúrgica ao sair do seu quarto e trocar a máscara sempre que estiver úmida;

– Na ausência da máscara, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis (ex: papel higiênico, papel toalha, guardanapo ou lenço de papel);

– Ficar em quarto sozinho (se possível) e mantê-lo ventilado;

– Sair de casa apenas em situações emergenciais. Ao sair de casa, sempre colocar máscara cirúrgica.

Veja mais na programação jornalística do Canal 38

Deixe uma resposta