14/09/2021

Nesta terça-feira (14) a Saúde Pública de Apucarana está vacinando apenas as pessoas que estão com a segunda dose da Coronavac marcada para o dia 14 de setembro.

Já os apucaranenses que têm a segunda dose da astraZeneca agendada para os esses últimos dias terão que esperar para completar o esquema vacinal, até a chegada de nossa remessa do imunizante no município. A falta de vacinas para 2 dose de astraZeneca em Apucarana volta a expor um problema crônico na Saúde Pública local: a falta de organização e planejamento para que não ocorressem essas interrupções, que prejudicam seriamente o esquema vacinal no município e deixam parte da população de Apucarana exposta ao contágio por Covid-19.

Já na quarta-feira haverá repescagem da segunda dose da Pfizer para todos que têm essa imunização agendada até dia 15 de setembro. Ainda na quarta-feira Apucarana dará início a aplicação da 3ª dose, começando pelos internos do Lar São Vicente de Paulo.

Conforme orienta a nota técnica 27/2021 do Ministério da Saúde, a 3ª dose só será aplicada 6 meses depois da data da aplicação da 2ª dose.

A vacinação em Apucarana segue acontecendo no Complexo Esportivo Lagoão, pelo sistema drive-thru e dentro do ginásio para quem for a pé, no horário de 8h30 até as 17 horas. O apucaranense que vai receber a segunda dose terá que mostrar o cartão do SUS ou CPF, um documento com foto e a carteirinha onde está registrado o recebimento da 1ª dose.

As pessoas que tiveram Covid-19 precisam aguardar 30 dias a partir dos primeiros sintomas da doença para se imunizar contra o novo Coronavírus. E ainda quem tomou algum tipo de vacina é necessário respeitar um intervalo de 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19.

Deixe seu comentário