01/08/2022

Começou nesta segunda-feira, 01, no Cine Teatro Mauá, o I Encontro Regional Antivetorial – evento que reúne profissionais da área da saúde, entre eles, agentes de combate às endemias (ACE’S) de Arapongas e também de municípios vizinhos que integram a 15ª e 16ª Regional de Saúde.

O encontro segue até quarta-feira (03) e vai debater questões importantes para o combate da dengue, febra amarela, zica e chikungunya. Responsável pela ação, o coordenador do Controle de Endemias de Arapongas, Valdecir Pardini, reforçou a importância do evento, que trata de maneira pontual ações combativas, além de levar capacitação aos agentes. “Este já era um sonho antigo, poder reunir os profissionais, não só de Arapongas, para tratarmos de uma pauta tão importante e atual: o combate às endemias. Temos enfrentado um momento crítico, com índices alarmantes e até óbitos por dengue no Paraná. Não podemos cessar. Queremos fortalecer as atividades, levando também conscientização para a comunidade”, disse. Pardini ainda mencionou as atividades desenvolvidas em Arapongas, que incluem a parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, falou da expectativa do evento. “Será a oportunidade de reunir mais de 70 ACE’s em um mesmo local, para falar de questões efetivas e necessárias. Um encontro que surtirá efeitos muito positivos. É o que esperamos”, declarou.

O prefeito Sérgio Onofre parabenizou a iniciativa. “Não basta Arapongas baixar os índices, é necessário que todos os municípios também façam a sua parte. O conhecimento e as ações efetivas são essenciais para o combate da dengue e outras endemias. Serão três dias de muito aprendizado. E claro, essa é uma atuação que deve contar também com atitudes positivas de cada morador”, salientou.

A primeira palestra tratou do tema “Aspectos bioecológicos – Aedes Aegypti”, com o palestrante Demilson Rodrigues dos Santos – agente de saúde e chefe do Núcleo de Entomologia de Maringá.

Estiveram presentes também o vice-prefeito Jair Milani, secretários municipais, vereadores da base aliada, representantes dos municípios participantes e representante da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, Aparecido Donizete.
As palestras acontecem no Cine Teatro Mauá – das 08h às 11h e das 13h às 17h.

PARTICIPAÇÕES
Durante os três dias, os agentes acompanharão palestras com demais profissionais da área da saúde, entre eles André de Souza Leandro – médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu (Mestre em Ciências Veterinárias e Doutorando FIOCRUZ – RJ); Aparecido Donizete de Oliveira – chefe  da central de apoio logísticos e insumos  ISCALI, de Maringá; Dr. Eneas Cordeiro de Souza Filho – médico da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e José Bento Pereira Lima – pesquisador Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, RJ; Bárbara Ávilla – especialista em desenvolvimento comportamento humano/ Psicanalista/ Coach Comportamental e  Analista de perfil comportamental – CEO na Overview Treinamentos.

Deixe seu comentário