16/09/2021

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran); Guarda Municipal e em parceria com comerciantes, empresas e sociedade civil passa a contar com o projeto “Cidade Segura”, que busca inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança dos munícipes. O projeto de Lei foi de autoria do vereador Márcio Nickenig, e sancionada pelo prefeito Sérgio Onofre.

O secretário da Segurança, Paulo Argati, explica que o projeto se trata de uma importante ferramenta do Poder Público para detectar, prevenir e reagir às situações de emergência. Além disso, é uma ação onde o setor público e o setor privado compartilham de informações para integralidade da segurança pública municipal. “As imagens cedidas pelo concedente; mediante um termo de compromisso assinado entre ambas as partes, poderão ser visualizadas em tempo real pela Guarda Municipal, através Centro de Comando Operacional – CCO. Basta ser disponibilizado pelo solicitante o login e a senha, para que a GM tenha o acesso 24 horas por dia”, afirma.

Argati acrescenta ainda que é vedada a utilização de câmeras para captação de imagens das áreas internas, e também fica proibida a exibição de imagens para terceiros, exceto para instruir inquéritos policiais ou processos administrativos e judiciais. Todas as especificações das câmeras e equipamentos a serem utilizados ficam a cargo da Sestran. O Jardim Portal das Flores foi o primeiro bairro que aderiu ao projeto “ Cidade Segura”. A localidade conta com 16 câmeras de Rua, sendo vigiada em tempo real pela Guarda Municipal.

ADESÃO – Para aderir ao projeto basta entrar em contato com a Sestran/Guarda Municipal (3902 – 1010) que um técnico responsável irá até o local para esclarecimento de dúvidas.

Deixe seu comentário