16/06/2021

Arapongas vai receber entre os dias 12 e 15 de setembro o programa estadual “ CastraPet”, que promove a esterilização de cães e gatos. O recurso no valor de R$ 200 mil é de emenda do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e vai beneficiar outros municípios também.

O projeto tem o objetivo de reduzir a população de cães e gatos nas ruas e a prevenção de zoonoses. Arapongas receberá investimento de investimento de R$ 50 mil e a estimativa de castrar 231 animais. A clínica escolhida, por meio de licitação, para realizar os procedimentos nos municípios foi a Clinicão. “ Quem tem animal de estimação já sabe que o melhor para o bicho é a castração. Apesar de ser o indicado, nem todos têm condições de pagar essa cirurgia ao seu pet. Pensando nisso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo criou o programa estadual de castração, no qual uma clínica veterinária percorre os municípios do Paraná para realizar o procedimento para famílias de baixa renda e protetores”, explicou Amaral.

As prefeituras contempladas irão definir os critérios de atendimento de acordo com a realidade do município. Todos os animais devem ser cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia. Os que forem castrados receberão um microchip, cujo número também deverá constar neste cadastro. O Pet Amigo também permite a divulgação de pets desaparecidos e encontrados, como forma de potencializar e agilizar a localização de animais domésticos que se perdem ou são retirados de seus tutores.

O prefeito Sérgio Onofre recebeu a notícia com grande entusiasmo. “ Uma ótima vinda de recursos para uma ação nobre, que alia o bem-estar dos animais com saúde pública. Parceira com o parceiro de Arapongas, Tiago Amaral”, disse.

Deixe seu comentário