29/03/2022

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (29) mais uma etapa de doação de sangue – ação que é aberta para o público em geral.

Nesta etapa, foram agendados 50 doadores, que compareceram no prédio do Laboratório Municipal, ao lado da UPA do Jardim Caravelle (Rua Atingau, s/n, das 13h30 às 17h30).
A diretora de Saúde, Sandra Onofre Cita, informa que a proposta, a partir de agora, é realizar a ação em todas as últimas terças-feiras de cada mês. Os agendamentos já podem ser feitos de segunda a sexta, das 13h às 17h pelos telefones 3902-1182 e 3902-1238 ou também presencialmente, na Secretaria de Saúde, nestes mesmos dias e horários.
FORMULÁRIO – Através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQPN-KOfE2bwnYPDPryUbyY0btznCfQ1nG2s6cah4HLohUIA/viewform a população pode se cadastrar para as próximas ações de doação de sangue.

Você sabia?
Qual o intervalo entre as doações de sangue?
RESPOSTA: Homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano.
Mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações ao ano.
Veja abaixo os critérios para poder ser doador:
– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
– Observação: Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.
– Pesar no mínimo 51Kg na balança do HEMEPAR
– Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
– Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)
– Alguns fatores impedem de ser doador. Para saber quais são estes critérios, acesse: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue

Deixe seu comentário