Foto: Canal 38

07/04/2022

O Bispo Diocesano Dom Carlos José de Oliveira recebeu na noite de quarta-feira (6) o Título de Cidadão Honorário de Apucarana, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense. A indicação da honraria é de autoria dos vereadores Marcos da Vila Reis e Moisés Tavares.

Foto: Canal 38

A honraria foi concedida na mesma data em Dom Carlos completou 3 anos de sua posse como Bispo da Diocese de Apucarana. A cerimônia começou às 19h30, no Cine Teatro Fênix e foi muito prestigiada.

Imagem; Diocese de Apucarana

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE.

Veja a íntegra da mensagem do Bispo Dom Carlos José

UM FILHO DE APUCARANA!

“Primeiramente dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo mundo é preconizada a vossa fé” (Rm 1,8)

Há três anos fui designado por Deus, sem mérito algum de minha parte, a vir a estas terras e aqui, exercer minha missão. Como bem expressa o versículo acima, dou graças diariamente ao Pai pelo rebanho a mim confiado. Sinto-me honrado, embora, não merecedor, pela fraterna acolhida a mim dispensada pelo povo da Diocese de Apucarana. Jamais sonhei ou planejei ser um Pastor de tão numeroso rebanho, e que rebanho! Um povo fervoroso, acolhedor, abençoado, disposto, caridoso, magnânimo em sua generosidade e de uma fé constante, firme e inabalável.

Desde muito cedo senti o chamado ao sacerdócio e nunca tive dúvidas sobre qual caminho a seguir: ser sacerdote e anunciador do amor de Jesus, onde quer que Ele me enviasse. Ah, a generosidade de Deus vai além da nossa compreensão, ultrapassa o nosso entendimento e nos surpreende a cada instante. Já no amadurecer da vida, Jesus me entrega, nas mãos e no coração essa importante e querida Diocese, cuja Padroeira é a Senhora de Lourdes, a Mãe dos enfermos. Do Santuário Nossa Senhora da Piedade, onde aprendi a ser padre e a viver a vontade do Pai em meio ao povo escolhido à Diocese de Nossa Senhora de Lourdes, aprendendo a servir a Deus como Bispo! Uma grande mudança, um imenso desafio a quem já pensava ter chegado ao ápice do sacerdócio.

Da Mãe da Piedade que acolhia o Corpo inerte do Filho, aos braços amorosos da Mãe dos Enfermos. A mesma Virgem Maria a quem aprendi amar e ter como minha Mãezinha desde a infância, caminha comigo ao longo de minha vida, me guiando e ensinando a “fazer tudo o que Ele me disser”. Esse é meu propósito e minha missão: à frente de tudo, Cristo, pelo qual vivo e morro; ao meu lado, a Virgem Maria que me ampara nas dificuldades e no meu coração imperfeito e pecador, a Perfeição do Espirito Santo que tudo sabe e a quem eu me esforço por permitir que faça tudo através de mim pelo bem do povo de Deus. Para as terras paranaenses vim com o coração aberto, para servir a Deus, servindo aos irmãos, pronto a aprender e disposto a partilhar o pouco que sabia e, como era de se esperar, aprendi e aprendo mais a cada dia que passa.

Enviado para direcionar o coração do povo ao Coração de Cristo, sinto que também sou direcionado pelo povo diocesano a caminhar rumo a esse mesmo Coração Misericordioso. Um pastor sem rebanho nada faz, nada consegue, assim, também um bispo, sem o auxílio do povo diocesano caminhará sem rumo. Eu nada faria sem a graça de Deus e sem o auxílio de tantos irmãos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos, autoridades e do povo em geral que, fiel, comprometido e obediente à Palavra de Deus, não nega o auxílio necessário nem mede esforços no trabalho evangelizador, para que a Diocese se torne cada vez mais uma grande Família Missionária, unida à Senhora de Lourdes e ao Coração Sagrado de Jesus. Expresso meu respeito, minha gratidão, meu grande apreço e amor pelo povo de Apucarana e pela Família Missionaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes, ao mesmo tempo em que peço perdão pelas minhas inúmeras falhas. Instalado na bela cidade de Apucarana já me sinto ‘em casa’, como se aqui estivesse há muito mais que três anos.

Ser adotado e reconhecido como filho de Apucarana, com o título de “Cidadão Honorário” me emociona profundamente e revela, mais uma vez, a Bondade de Deus para comigo e a imensa generosidade do povo a mim confiado. ‘Com Maria, Mãe de Jesus’, como irmãos em Cristo, caminhemos unidos rumo à santidade. Minha gratidão à Câmara de Vereadores que me escolheu como apucaranense. Minha eterna gratidão a Deus pelo dom da minha vida, pelo chamado ao Sacerdócio e por cada pessoa que me auxilia nessa missão. Rogo diariamente à Nossa Senhora de Lourdes que interceda junto à Jesus para que eu seja apenas um humilde servo na vinha do Senhor.
+Dom Carlos José
Bispo de Apucarana”

Foto: Canal 38

Deixe seu comentário