23/09/2021

Apucarana, Califórnia e Cambira também vão fazer parte do Circuito Cicloturístico Rota Norte Pé Vermelho. O deputado estadual Tercilio Turini é o autor principal do projeto de lei que inclui os três municípios no roteiro de pedaladas em áreas rurais da região, estimulando os passeios de bicicleta, fomentando o turismo local e incentivando a criação de estrutura para atender ciclistas e visitantes.

A Rota Pé Vermelho já abrange cerca de 300 quilômetros de estradas e trilhas em Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Marilândia do Sul, Tamarana, Ibiporã e Jataizinho. Nos três novos municípios, o circuito vai ganhar atrativos nas localidades de Correia de Freitas, Bairro Rural Pinhalzinho, Distrito de Vila Reis, Distrito de Pirapó, Serra de Apucarana e Comunidade de São Domingos (no território de Apucarana); Bairro Figueirinha e Estrada Jacucaca (na área de Califórnia) e Estrada da Jangadinha (em Cambira).

A inclusão dos municípios pelo deputado Tercilio Turini atende solicitações de lideranças como o vereador Vereador Moisés Tavares (Apucarana), vice-prefeita Adrianinha e secretária de Turismo Beth (Califórnia), vereadores Cleber Alexandre Torres, Paulo do Matadouro e secretário de Esportes Felipe Zanni (Cambira). “São parceiros que apresentaram interesse em colocar seus municípios no circuito, para atrair visitantes e fortalecer as localidades rurais”, diz o deputado.

Na justificativa, Turini destaca: “São caminhos em estradas rurais onde o cicloturista pode apreciar áreas verdes, lavouras, cachoeiras, riachos e montanhas, além de contemplar aves e outros animais silvestres. Tem ao alcance uma paisagem espetacular, com luar ou pôr do sol. O circuito conta ainda com diversos atrativos religiosos, como capelas e igrejas, e também históricos, além de proporcionar desafios de superação para praticantes e entusiastas da bicicleta.” Também assinam o projeto os deputados Goura, Evandro Araújo, Cobra Repórter e Tiago Amaral.

“Sou um incentivador do uso de bicicleta, da construção de ciclovias e da criação das rotas de cicloturismo. Faz bem para saúde, ajuda a aliviar o estresse, integra as pessoas, contribui na mobilidade e fortalece o caminho da sustentabilidade”, ressalta o deputado Tercilio Turini, lembrando que formalizou nas audiências públicas do Ministério da Infraestrutura propostas para construção de ciclovias na Região Metropolitana de Londrina, como obras prioritárias na nova concessão de rodovias. “É uma reivindicação de diversos segmentos da comunidade”, informa.

Neste 22 de setembro, oficializado como Dia Mundial sem Carro, o deputado estadual Tercilio Turini declara que estimular o uso de bicicleta é uma visão moderna de governar com respeito ao cidadão. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa do Paraná entregou hoje o novo bicicletário com 56 vagas para bicicletas em área coberta e estação para pequenos reparos.

#cicloturismo #rural #rotapévermelho #bike #bicicleta #cicloativismo #tercilioturini #boatarde #pedal #pedalada

Deixe seu comentário