31/03/2022

A Clínica Especializada em Desenvolvimento Infantil (CEDI), na Rua Diva Nadir, em Apucarana, que têm à frente a psicóloga Ieda Santos Assunção, vai realizar na sexta-feira (01/04), às 10 horas, a soltura de balões com as crianças para marcar o Dia dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A data, estabelecida em 2.007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas.

Deixe seu comentário