02/06/2021

O outono é marcado por temperaturas mais baixas e pessoas com problemas de hipertensão que é popularmente conhecida como pressão alta precisam de atenção especial para controlar a doença nesta época do ano. Isso se deve, principalmente, ao fato de o frio provocar o estreitamento dos vasos sanguíneos, o que gera maior pressão nos mesmos.

Um dos principais fatores de risco da Hipertensão está na má alimentação e sedentarismo. “Por isso, a Unopar oferece à população, um serviço de acompanhamento nutricional 100% gratuito, o qual dá dicas importantes para o paciente de como prevenir doenças por meio de uma alimentação saudável e balanceada”, comenta Ana Cristina Pinesso Ribeiro, professora do Curso de Nutrição da Unopar.
Segundo a docente, não só pessoas hipertensas, mas todos devem consumir diariamente alimentos ricos em fibras, proteínas, potássio e magnésio.
“Diversos estudos indicam que hipertensos devem adotar um padrão de alimentação baseado na dieta DASH. (Dietary Approaches to Stop Hypertension ou, em português, Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão). Isso envolve investir em uma dieta rica em frutas, hortaliças, fibras, minerais, laticínios e alimentos com baixo teor de gordura, o que aumenta o potencial para reduzir e até mesmo evitar a elevação da pressão arterial”, explicou.
Os alimentos que mais impactam na pressão arterial, auxiliando no seu equilíbrio, são:
• alho
• beterraba
• chá-verde
• chocolate amargo com 50 a 85% de cacau
• clara de ovo
• feijão
• iogurte com baixo teor de gordura
• nozes, amêndoas e avelãs;
• uva-passa
A clínica de Nutrição da Unopar atende gratuitamente à população. Os interessados devem ligar para o telefone (43) 3371-7775 e agendar um horário conforme disponibilidade da clínica.

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.

Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br

Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.544 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Deixe seu comentário