18/07/2021

Neste domingo (18) um centro de baixa pressão atmosférica se desloca pelo mar na altura do Rio Grande do Sul. Ao Norte da Argentina, uma massa de ar mais frio (sistema de alta pressão de origem polar), avança também até o Sul do Brasil.

A baixa pressão tem ventos que atuam no sentido horário, enquanto o sistema de alta pressão no sentido anti-horário. Por conta disto, se intensifica o fluxo de ar gelado sobre o Sul do País, associado com a circulação e proximidade destes dois sistemas. No Paraná de modo geral, o tempo fica estável e o frio aumenta ao longo do dia, com previsão de temperaturas mais baixas até a noite. As temperaturas neste domingo (18) em Apucarana e região devem oscilar entre a mínima de 5ºC e a máxima de 16ºC.

Nesta segunda-feira (19) o deslocamento do centro mais intenso de um sistema de alta pressão atmosférica (massa de ar frio de origem polar), situado a partir do Norte da Argentina, avança mais para leste e intensifica o frio no Sul do Brasil. Destaca-se também, um centro de baixa pressão atmosférica sobre o mar na altura do Rio Grande de Sul. Os ventos associados a estes sistemas meteorológicos, favorecem a incursão do ar mais gelado até o ul do país, com previsão de bastante frio e risco de geadas ao amanhecer no Paraná. As temperaturas na segunda-feira (19) em Apucarana e região devem variar entre a mínima de 1ºC e a máxima de 16ºC, conforme o Simepar.

Deixe seu comentário