22/09/2020

Na terça-feira (22), primeiro dia da primavera/2020, teremos mais um dia com temperaturas amenas no amanhecer no Paraná. Entre o centro-sul, Campos Gerais e RMC as mínimas previstas ficam abaixo dos 10°C.

Há condição para alguma pancada de chuva isolada no interior (sudoeste, oeste e noroeste), mas sem indicativo de temporais. No leste, entre Curitiba e praias, céu segue fechado, com garoa ocasional e pouca variação das temperaturas. Em Apucarana e região as temperaturas nesta terça-feira (23) devem variar entre a mínima de 13ºC e a máxima de 21ºC.

Nesta quarta-feira (23) no Paraná os ventos continuam transportando umidade do Oceano, por isso teremos mais um dia de céu encoberto entre a região de Curitiba e as praias. Alguma garoa ocasional ocorre nestes setores, e as temperaturas pouco variam. Nos Campos Gerais e no norte a nebulosidade vai ser variável, enquanto no noroeste, oeste e no sudoeste o sol predomina. Em Apucarana e região as temperaturas nesta terça-feira (23) devem oscilar entre a mínima de 12ºC e a máxima de 26ºC.

A primavera
Nesta ano de 2020 a primavera começa na Hemisfério Sul nesta terça-feira, dia 22 de setembro, às 10h31 e término dia 21 de dezembro de 2020, às 07h02. A primavera começa sempre no dia 22 ou 23 de setembro – quando termina o inverno – e acaba em 21 ou 22 de dezembro, dando lugar ao verão. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a primavera é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura. Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem muito frio como no inverno.

Flores
Essa época é muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por conta disso, é um período conhecido também como “estação das flores”.
Equinócio da Primavera

O equinócio da primavera marca o momento exato do início da estação. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. Nessa altura do ano, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul. O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de verão. Este é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.

Características climáticas da primavera no Paraná
De acordo com os registros da climatologia, durante a primavera é observado um aumento natural na quantidade de eventos e no volume das chuvas em todo o Paraná. As chuvas são causadas principalmente pela passagem de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) e de outras formas de instabilidade de curta duração que se desenvolvem no Estado em função das temperaturas altas e da maior quantidade de umidade no ar. Nesta estação também são esperadas a atuação dos chamados Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que são aglomerados de nuvens de tempestade que se formam na região do Paraguai e ingressam no Paraná ou se desenvolvem dentro da área do próprio Estado.

Por ser considerada uma estação de transição entre os regimes climáticos do inverno e do verão, a primavera favorece a ocorrência de eventos meteorológicos severos como rajadas de ventos fortes, granizos e grande quantidade de raios. A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é muito difícil de ser realizada com grande antecedência.

Deixe seu comentário