27/01/2021

O Conseg será profissionalizado, ganhando funcionários e uma sede para o desenvolvimento das atividades.

A partir da eleição para a escolha da nova diretoria, que acontecerá no dia 23 de fevereiro, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Apucarana passará por uma reestruturação. O órgão, que atualmente é tocado exclusivamente por pessoas voluntárias, será profissionalizado. Além de um funcionário e de um estagiário, o Conseg ganhará uma sede que funcionará junto ao cartório da Polícia Militar, na esquina entre as ruas Guarapuava e Ponta Grossa.

O assunto foi debatido nesta quarta-feira (27/01) pelo prefeito Junior da Femac, em reunião com a atual diretoria e órgãos de segurança. Participaram do encontro, realizado no gabinete municipal, o tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que estava acompanhado do major Marcos José Fácio, sub-comandante do 10º BPM, e pelo major Vilson Laurentino da Silva.

Também estiveram presentes o delegado chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana (SDP), Marcos Rodrigues, e o comandante da Guarda Civil Municipal de Apucarana, Alessandro Carletti, além do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital e do atual presidente do Conseg, Adilson Luiz Murara, que estava acompanhado do secretário do conselho, Vicente Batista Junior.

Além da cessão de dois funcionários, o prefeito Junior da Femac garantiu todo o apoio necessário para o funcionamento do Conseg. “As forças de segurança têm suas missões específicas, enquanto o conselho é um espaço de observação permanente. O conselho é o radar que fica atento ao que está acontecendo na área de segurança pública na cidade e que buscará iniciativas em outros locais do país e que podem ser replicadas em Apucarana”, exemplifica Junior da Femac.

O comandante do 10º BPM avalia que a profissionalização contribuirá para aproximar ainda as forças de segurança da comunidade, podendo também auxiliar na captação de recursos. “O objetivo é que tenhamos um conselho funcional e atuante, além de contribuir para uma integração ainda maior entre as forças de segurança e a sociedade. Para isso, a intenção é trazer novamente para dentro dos conselhos os clubes de serviço e outras entidades”, pontua o tenente-coronel.

O edital de convocação para a eleição da nova diretoria do Conseg foi publicado e as chapas concorrentes já podem se inscrever. A eleição vai acontecer no dia 23 de fevereiro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Apucarana, no período das 18 às 20 horas.

Deixe seu comentário