17/01/2021

Um novo hospital para Apucarana. Esta é a campanha lançada pelo deputado estadual Arilson Chiorato e que vem ganhando força a cada dia.

O parlamentar, que é presidente estadual do PT, observa que a luta por um novo hospital começou em 2018. “Neste ano, verifiquei que havia necessidade de aumentar o número de leitos em Apucarana. Em 2019, já como deputado, apresentei um requerimento ao Governo do Estado fazendo a solicitação. Em 2020, garanti, junto com outros parlamentares, R$3 milhões para os projetos iniciais e, adianto que, no próximo ano vou cobrar ainda mais, quem tiver que cobrar, para que essa obra seja realizada”, frisa.

Arilson reforça que Apucarana, município referência no Vale do Ivaí e também na área de abrangência da 16ª Regional de Saúde (RS), precisa de mais leitos clínicos e também de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A pandemia de Covid-19 tem nos alertado, desde março, sobre a importância de investir em saúde e ter hospitais bem estruturados e com profissionais capacitados para atender a população”, comenta.

O parlamentar observa que Apucarana tem hoje 317 leitos, sendo 186 oferecidos pelo Hospital da Providência e 131 no Materno Infantil, o que dá uma média de 2,31 leitos por mil habitantes, número abaixo da média mundial, que é de 3,2, porém acima da nacional, 1,95. Os dados são referentes a última atualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

“O Hospital da Providência não atende só Apucarana, atende toda região do Vale do Ivaí. Não é porque estamos acima da média nacional que estamos bem. A saúde é, sim, o nosso bem maior e deve ser prioridade na gestão pública. A nossa luta é por mais um hospital, e não contra o Providência”, esclarece.

Arilson frisa que o Vale do Ivaí tem 335.397 habitantes e um total de 868 leitos, entre públicos e privados. “Alguns municípios menores do Vale do Ivaí dispõem de leitos, mas sabemos que para a saúde funcionar bem precisa de equipamentos e profissionais, o que nem sempre esses municípios conseguem oferecer, o que só reforça a nossa responsabilidade em buscar recursos para que Apucarana seja contemplada com uma nova unidade hospitalar e continue referência para toda região”, ressalta.

O parlamentar cita ainda o exemplo de Ivaiporã, que recentemente ganhou o Hospital Regional de Ivaiporã, com 80 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que tem possibilitado melhor atendimento aos pacientes de Covid-19 da região. Além disso, Ivaiporã tem 31. 984 habitantes e conta ainda com o Hospital Bom Jesus, que dispõe de 107 leitos e com o Hospital e Maternidade de Ivaiporã, que oferece mais 78 leitos, sendo 14 de UTI.

Participe desta campanha:

Deixe seu comentário