21/07/2021

O engajamento voluntário dos policiais e bombeiros militares é uma das respostas do planejamento do Governo do Estado para reforçar a presença nos locais que mais precisam. A expectativa é que esse número aumente porque ainda se trata de um projeto novo.

Mais policiamento ostensivo e preventivo nas ruas e maior sensação de segurança para a população são as principais mudanças após a regulamentação da Diária Especial por Atividade de Extrajornada Voluntária (DEAEV) para policiais e bombeiros militares. O ato foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em maio e em junho já gerou resultados expressivos.

Uma análise feita entre os dias 1º e 30 do mês passado aponta que na primeira semana 620 militares estaduais (policiais e bombeiros) se voluntariaram à escala da extrajornada. Na seguinte o número passou a 1.891 integrantes, foi a 2.747 na terceira e o mês encerrou com 3.903 servidores a mais em atividade.

O engajamento voluntário dos policiais e bombeiros militares é uma das respostas do planejamento do Governo do Estado para reforçar a presença nos locais que mais precisam. “Estamos buscando avançar para levar tranquilidade para as famílias paranaenses. A ideia é ter cerca de 4 mil policiais e 1,7 mil viaturas a mais nas ruas, o que atenderá as cidades que precisam de patrulha”, afirmou Ratinho Junior.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o ganho com as escalas foi a ampliação do policiamento em regiões que careciam de maior atenção. “Com esse programa tivemos um incremento significativo de viaturas circulando em regiões que não tinham policiamento pleno. Os comandantes de unidades de todo o Estado têm colocado mais equipes nas ruas e isso tem contribuído para a redução de crimes como roubos e furtos”, disse.

A expectativa é que esse número aumente porque ainda se trata de um projeto novo. “Nesta primeira fase tivemos um bom número de policiais atuando na escala, mas nosso objetivo é que mais integrantes sejam voluntários e façam parte desse trabalho que é muito importante para toda a sociedade”, acrescentou.

Deixe seu comentário