08/07/2021

As escolas que não tiveram quórum terão uma nova votação no dia 23/07/2021, segundo o NRE.

A eleição para a escolha dos diretores de 87 escolas da rede pública estadual de Apucarana e região foi realizada na quarta-feira (7). Na área Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, que tem 16 municípios jurisdicionados, 50 escolas participaram da eleição, o que representa 82% das 61 instituições de ensino. De acordo com o NRE, oito escolas cívicas militares e três integrais já realizaram o processo de escolha no ano passado. A votação começou às 8 horas e prosseguiu até às 21 horas.

Neste ano, o processo foi realizado nas modalidades presencial e online. Das 50 escolas, 66% escolheram pelo voto impresso e 34% pelo online. Em Apucarana, das 14 escolas que realizaram as eleições, cinco preferiram fazer o processo virtualmente sendo o Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, Colégio Estadual Francisco Antônio de Sousa, Colégio Estadual Heitor C. De Alencar Furtado, Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos e Colégio Estadual Polivalente.

Em Apucarana, os colégios Nilo Cairo e Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado possuem duas chapas. Em Arapongas três escolas disputam com duas chapas, sendo os colégios estaduais Emílio de Menezes, Ivanilde de Noronha e Professora Nadir Mendes Montanha. Somente uma instituição de ensino concorre com três candidatos, sendo o Colégio Estadual José de Anchieta, em Borrazópolis.

Votaram pais ou responsáveis por estudantes menores de 16 anos, alunos maiores de 16 anos, professores e funcionários. A escolha dos diretores é para os próximos quatro anos. É necessário 35% dos votos válidos para que o processo ocorra de forma efetiva. Em Apucarana, 8 escolas não atingiram quórum e 7 elegeram diretores (ver quadro). As escolas que não tiveram quórum terão uma nova votação no dia 23/07/2021.

Quem tiver alguma dúvida pode ligar para as escolas ou para o NRE no telefone 3472-5751.

Deixe seu comentário