Em 20 minutos, quatro pessoas sem máscaras são autuadas em Maringá - Foto: Reprodução/Luciana Peña/CBN Maringá

07/01/2022

Na manhã desta sexta-feira, 7, equipes da fiscalização se dividiram para conferir o uso da máscara, em Maringá. Uma parte foi para o entorno do Parque do Ingá e a outra para a Avenida Brasil.

A reportagem da CBN Maringá acompanhou a abordagem dos agentes da Guarda Municipal no entorno do parque.

Muita gente caminhando, a maioria com máscaras. Mas nos primeiros 20 minutos de fiscalização quatro pessoas foram autuadas porque estavam sem máscara. Miguel Ribeiro achou que a obrigatoriedade não estava mais valendo.

“Estou com ela no bolso aqui, não estava usando. Na verdade, não estava sabendo que estava tão obrigatório ainda. […] Agora em diante vou passar a usar direto”, declarou Ribeiro.

A multa aplicada, segundo decreto publicado nesta quinta-feira, 6, começa em R$ 150,00 e pode chegar a R$ 550,00. Quem define o valor exato é a Secretaria de Meio Ambiente. O trabalho da Guarda Municipal é notificar, diz o secretário de Segurança Ivan Quartarolli.

“Mais uma vez nós temos que cobrar da população a utilização da máscara. Nós tivemos um aumento muito expressivo com relação a internação tanto de covid como também da Influenza. Então, nesse momento nós precisamos recobrar aquela consciência de que nós temos que usar máscara, ter o distanciamento, todas aquelas medidas sanitárias que já estavam sendo desenvolvidas ao longo do ano passado. […] Estamos prontos para distribuir máscaras, mas também para multar”, explica Quartarolli.

A Vigilância Sanitária acompanha a abordagem para orientar. A agente fiscal Samantha Bego explica para quem está sem máscara, ou com a máscara no queixo, que é uma questão de saúde coletiva porque os casos de coronavírus na cidade estão aumentando. Fonte: Luciana Peña/CBN Maringá

Deixe seu comentário