07/07/2021

Medicamentos são vendidos sem receita e sem avaliação clínica, e o consumo em excesso pode trazer malefícios.

Com medo da pandemia e na tentativa de fortalecer o sistema imunológico, muitas pessoas começaram a tomar por conta própria complexos vitamínicos popularmente conhecidos como “complexos A Z”. Esses medicamentos, que são vendidos sem prescrição médica, se consumidos em excesso e sem a devida orientação, ou sem necessidade, podem trazer malefícios a saúde, causando a hipervitaminose.

De acordo com a coordenadora do curso de farmácia da Unopar e mestre em Ciências da Saúde, Ana Paula Michelin, o uso dessas vitaminas só precisa ser feito se existe déficit no organismo. “O uso desses componentes sem necessidade nem sempre traz benefícios. O ideal é realizar um exame de checkup para saber como estão os níveis de vitaminas e minerais no organismo e, com base nos resultados, o médico pode avaliar a necessidade do suplemento”, destaca. “Com o passar da idade, os níveis de vitaminas e minerais decaem normalmente, mas ainda sim é interessante verificar os níveis desses compostos antes de suplementar”, complementa.

A especialista também chama atenção para o fato de que algumas vitaminas, quando tomadas em excesso, podem sim ser prejudiciais, ao contrário do que se pensa. Por exemplo, o excesso de vitamina D pode acarretar problemas nos rins e coração. No excesso de vitamina E, apesar de rara, existe a possibilidade de hemorragias. “Para verificar como o organismo está reagindo ao suplemento, é importante monitorar o uso com exames laboratoriais. Em alguns casos, o indivíduo utiliza complexos vitamínicos, mas não melhora os níveis desses compostos no organismo. Então é essencial o acompanhamento clínico para alcançar os níveis desejados”, finaliza a professora.

Caso você não tenha nenhuma deficiência grave, a melhor saída é a reeducação alimentar, rica em frutas e legumes. Com uma alimentação balanceada é possível manter níveis satisfatórios de vitaminas e minerais.

Sobre a Unopar
Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.
Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br e https://blog.unopar.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Deixe seu comentário