13/11/2021

Após uma ligação nesta semana do Corpo dos Bombeiros da cidade de Apucarana, Felipe, o “Repórter Selvagem”, que tem programa no Canal 38 aos sábados (das 13h30 às 14 horas), foi resgatar um ouriço-cacheiro.

Depois do resgate bem sucedido do animal, o ouriço foi solto na natureza, no Parque da Raposa, bem longe da área urbana e sem qualquer perigo.

O ouriço-cacheiro mede cerca de 50 cm e pode pesar até 1 kg. Seu corpo é coberto por espinhos que se estendem da cabeça até a metade da cauda, que é preênsil e atua como um quinto membro, ajudando-o a escalar. Possui garras fortes nos membros e a coloração da pelagem varia do cinzento ao amarelado.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nenhuma espécie de ouriço tem a capacidade de lançar espinhos para se defender. O que este animal faz quando sente-se ameaçado, é apenas eriçar seus espinhos e curvar o corpo de forma a tentar proteger a cabeça e membros. Estes espinhos soltam facilmente, e caso algum predador pegue o ouriço, ficará com as patas ou boca espetadas e com espinhos. Veja a matéria em vídeo com Felipe, o “Repórter Selvagem” do Canal 38.

Deixe seu comentário