16/09/2020

Medo de contágio em razão da pandemia de Covid-19 contribui para retração de doadores, mas o pessoal do órgão está preparado e trajado de forma adequada para atender os doadores e a unidade é higienizada sistematicamente, garantindo segurança para os doadores.

O Hemonúcleo de Apucarana informou nesta quarta-feira (16) que o estoque de sangue está muito baixo porque as doações registraram redução de 20% nas últimas semanas. Segundo a chefe do Hemonúcleo Juliana Petchak, a redução, em tese, tem relação com o temor dos doadores de contágio por conta da pandemia de Covid-19.

Mas a direção do órgão frisa que toda higienização necessária está sendo realizada e o pessoal do Hemonúcleo está preparado e trajado de forma adequada para atender os doadores, conforme protocolo adotado para prevenção da disseminação do Coronavírus, contando inclusive com suporte de médico hepatologista.

O pessoal do Hemonúcleo enfatiza que não há substituto para o sangue e que uma bolsa pode salvar até quatro vidas. Os agendamentos de dia e horário para doações podem ser feitos pelo telefone (43) 3420-4200 ou pelo site da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), pela opção “doações de sangue – passo a passo”.

O Hemonúcleo de Apucarana informa que necessita de doações de todos os tipos sanguíneos com urgência. O órgão atende de segunda, quarta e sexta das 08h30 às 11h e das 13h30 às 16h. De terça-feira: 08h30 às 11h e nas quintas das 13h30 às 16h.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 59 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

ENDEREÇO DO HEMONÚCLEO
O Hemonúcleo de Apucarana está situado na Rua Antônio Ostrenski, 03 – esquina com Corifeu de Azevedo Marques, ao lado do Complexo Esportivo Lagoão e próximo à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Deixe seu comentário