17/11/2021

O Hemonúcleo de Apucarana, em parceria com o Rotary Club e Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul, realizou na terça-feira, dia 16/11/21, uma coleta externa, onde foram atendidos mais de 70 doadores de sangue.

A iniciativa visa contribuir com o abastecimento do estoque de sangue da unidade, que é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para os hospitais da nossa região, entre os quais o Hospital da Providência, Hospital Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas, Hospital Nossa Senhora de Fátima, de Jandaia do Sul, Santa Casa de Arapongas, além do IRA e UPA. O Hemonúcleo agradece a parceria e parabeniza os envolvidos por este gesto de amor e solidariedade.

O Hemonúcleo precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos, positivos e negativos. Cada bolsa de sangue, que tem geralmente 400 ml, pode salvar até quatro vidas. O sangue pode ser usado para atender vítimas de acidentes, transplantados e pacientes com problemas de coagulação, entre outros. O Hemonúcleo pede para que os doadores continuem prestando este gesto de solidariedade.

É importante a regularidade das doações, para que os estoques de sangue não tenham baixa. A Organização Mundial da Saúde recomenda que, para manter o nível estável dos bancos de sangue, é preciso que 3% da população seja doadora de sangue.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 59 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

ENDEREÇO DO HEMONÚCLEO DE APUCARANA
O Hemonúcleo de Apucarana está situado na Rua Antônio Ostrenski, 03 – esquina com Corifeu de Azevedo Marques, ao lado do Complexo Esportivo Lagoão e próximo à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O telefone do Hemonúcleo para agendar doações é o número (43) 3420-4200.

Deixe seu comentário