24/06/2019

Assembleias de prestações de contas feitas sem transparência, pagamentos irregulares de ajudas de custo, manobras visando impedir a fiscalização das contas, afastamento irregular do tesoureiro estão entre as denuncias feitas por Hermes Machado Portal do Canal 38.

Hermes Machado, que, apesar da decisão judicial, ainda não foi devidamente reconduzido ao seu cargo na diretoria de onde foi irregularmente afastado em 19/12/2018, após mostrar insatisfação ante as condutas praticadas pelos demais dirigentes, sobretudo o presidente Joaquina resume as irregularidades praticadas pela atual diretoria do sindicato.

A não recomposição do Conselho Fiscal. E no dia 09/11/2018 deveria haver uma assembleia no sindicato a fim de recompor o conselho fiscal, setor que fiscaliza e valida os gastos dentro do sindicato. No dia 09/11/2018 deveria haver uma assembleia no sindicato a fim de recompor o conselho fiscal, setor que fiscaliza e valida os gastos dentro do sindicato. No entanto as dirigentes, Tarcília de Brito e Meire de Brito atuaram para impedir a realização do evento e ainda acusaram e processaram associados que se fizeram presentes. Após prejudicada a recomposição do Conselho Fiscal, que seguiu de forma irregular, o SINDSPA não adotou nenhuma medida a fim de promover nova possibilidade de recomposição do seu Conselho Fiscal.

ASSEMBLEIA IRREGULAR DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

O SINDSPA publicou na edição da Folha de Londrina do dia 28/12/2018, no Caderno de Esportes, um chamamento de assembleia de prestação de contas e aprovação do Plano orçamentário do exercício de 2019 a se realizar dali a três dias, o último dia de 2018. No entanto há vários erros, tanto no edital, como na condução da diretoria, uma vez que o SINDSPA estava sem tesoureiro, afastado irregularmente, sem Conselho Fiscal e ainda optou por sediar sua assembleia a 45 km de onde estão mais de 90% de seus associados. Lembrando que esta decisão caberia à diretoria, que é quem faz o chamamento da referida assembleia. Na sequencia a diretoria publica a previsão orçamentária, que teria sido aprovado na assembleia na edição do dia 22/02/2019, da Folha de Londrina ao invés de optar por jornal da própria entidade, conforme disposto em estatuto.

PAGAMENTOS IRREGULARES DE AJUDAS DE CUSTO E OUTROS

Após o afastamento irregular do tesoureiro, o SINDSPA retirou da conta do sindicato na Caixa mais de 20 mil reais, inclusive sendo efetuado um saque de três mil reais no mesmo dia da sentença que ordenava a reintegração de Hermes. Joaquina ainda recebeu de ajuda de custo, desde o afastamento irregular de Hermes, quase 9 mil reais, mesmo estando as ajudas de custo suspensas pela secretaria de finanças e sem que tenha sido submetido à apreciação da diretoria após a suspensão. O sindicato ainda pagou no mesmo período, aproximadamente R$ 12 mil reais de ajuda de custo aos demais dirigentes, e efetuou o pagamento de quase R$ 20 mil referente à assessoria jurídica. Ainda com relação à sentença o juiz Mazur apontou vários descumprimentos de estatuto que nortearam sua decisão.

Conforme a certidão extraída pelo Canal 38 junto ao Cartório de Registros de Marilândia do Sul, no dia 21/06/2019, o último registro feito pela atual diretoria do SINDSPA foi o da ata que afastou irregularmente o tesoureiro Hermes Machado, no dia 08/01/2019. “O Estatuto da entidade prevê que o prazo de recurso das decisões da diretoria é de cinco dias, mas se o SINDSPA não registra as suas atas, os associados não podem exercer esse direito, muito menos podem der ciência dos atos praticados pela sua diretoria”, explicou Hermes.

Hermes Machado disse que assim que tomar posse, após reintegração, que ainda não ocorreu, irá estudar ações para resguardar as finanças da entidade e disse que não está descartado o afastamento dos dirigentes envolvidos, dentre outras medidas, uma vez que as irregularidades narradas configuram Malversação de Patrimônio Social e Financeiro do Sindspa.

Campartilhe.

Sobre o Autor

**** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal do Canal 38 pelo Whatsapp: (43) 9 8447-1929 ****

1 comentário

  1. Esse André é uma piada, dizia que o sindicato isso, que o sindicato aquilo, esta fazendo coisas iguaizinhas a Bete do sindicato, ´publicações em jornal de londrina, falta de prestação de contas, só mudaram as figuras o jeito [e o mesmo

Deixe Um Comentário