Arte: Canal 38

16/06/2022

O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

Em Apucarana, fiéis enfeitam as ruas para a procissão desde as primeiras horas da manhã. A Santa Missa de Corpus Christi será celebrada neste dia dia 16 de junho às 15 horas no Complexo Esportivo Lagoão e logo em seguida haverá procissão com o Santíssimo Sacramento até a Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia.

A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.

A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa.

“Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. (1 Cor 11, 24). A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

Origem da comemoração do Corpus Christi
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.

O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

Como a data é comemorada no Brasil?
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.

Segue abaixo as ruas interditadas em Apucarana referente a solenidade de Corpus Christi.

O trânsito em alguns pontos da cidade de Apucarana estará interditado nesta quinta-feira, 16, feriado de Corpus Christi. De acordo com informações do setor de trânsito da Guarda Civil Municipal, estarão impedidos, a partir das 7h da manhã, os seguintes locais:

Rua Renê Camargo com Avenida Curitiba,
Avenida Munhoz da Rocha com a Rua Rio Branco,
Avenida Munhoz da Rocha com a Rua Oswaldo Cruz,
Avenida Munhoz da Rocha com a Rua Guarapuava,
Avenida Curitiba coma Rua São Gerônimo,
Rua Irati com a Rua Geremias Lunardelli,Rua Iguaçu com a Rua Antônio Ostrenski,
Rua Lapa com a Rua Erasto Gaertner,
Rua Irmã Eleoterea com Rua Guarapuava,
Rua Miguel Simeão com a Rua Ponta Grossa,
Rua Osório Ribas de Paula com a Rua Ponta Grossa,
Rua João Cândido com a Rua Ponta Grossa.
As interdições seguem até o período da tarde, quando as celebrações serão encerradas.

Arte: Canal 38

Deixe seu comentário