24/02/2021

Conforme o Controle de Endemias – vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o munícipio de Arapongas registra atualmente 231 notificações para dengue, sendo dessas 181 com resultados negativos; 41 em investigação e nove casos confirmados ( oito casos importados, e um autóctone – adquirido no próprio município).

Os dados são referentes ao 20º Informe Epidemiológico – do dia 23 de fevereiro de 2021. No Informe da semana anterior – do dia 16 de fevereiro – os dados apontavam 225 notificações; 35 em investigação; 181 negativos e também nove casos positivos para a doença.

“ De uma semana para outra mantivemos a mesma quantidade de pessoas positivadas para dengue. Tendo um pequeno aumento para as notificações e casos em investigação nesta semana. Por isso, o controle e cuidado são fundamentais. Ações que são desenvolvidas pelos nossos agentes de combate à endemias todos os dias, mas que também devem contar com o apoio de cada morador”, alerta o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.

Ele reitera que as equipes realizam constantemente as vistorias de casa em casa e pontos estratégicos, com busca ativa, orientações e eliminação de focos. LIRAa – O último levantamento do Índice Rápido de Infestação por aedes aegypti aponta a marca de 1,8 em Arapongas, o que indica risco médio, conforme preconiza o Ministério da Saúde. No Distrito Campinho esse índice é de 10,2 e Aricanduva 1,6. O atual período epidemiológico vai do início em agosto de 2020 e término no final de junho de 2021.

PARANÁ – O boletim semanal que monitora os casos da dengue no Paraná confirmou até ontem, (23), 425 novos casos da doença. O Estado soma 3.129 casos no período epidemiológico, que teve início em agosto de 2020. Ao todo, 344 municípios do Paraná têm notificações para a dengue e 212 apresentam casos confirmados, outros 7.491 casos seguem em investigação no Estado. FONTE: SESA

Deixe seu comentário