27/08/2021

A deputada federal londrinense Luísa Canziani (PTB-PR) entrou para a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Luísa é uma das sete parlamentares do Paraná incluídas na 28ª edição da lista dos “cabeças do Congresso” e a única do Estado exercendo o seu primeiro mandato. A relação foi divulgada hoje pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Esse levantamento é anual e avalia a atuação dos 513 deputados federais e dos 81 senadores.

A deputada também aparece entre os cinco parlamentares mais influentes na área de educação – a única do Paraná. Luísa Canziani também está entre as mulheres mais influentes do Congresso Nacional, juntamente com outras 11 deputadas e 4 senadoras. Na edição anterior da lista, ela estava entre os 150 parlamentares mais influentes do Congresso. Pela sua trajetória em defesa da educação brasileira, Luísa foi agraciada, no ano passado, com o título de melhor deputada na categoria especial “Defesa em Educação”, do Prêmio Congresso em Foco. No mesmo prêmio, a deputada foi eleita, por um júri especializado, entre as cinco melhores parlamentares da Câmara dos Deputados.

No primeiro ano do seu mandato, a deputada foi eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, sendo a mais jovem parlamentar da história da Câmara dos Deputados a assumir a responsabilidade em um colegiado. Ela também é integrante titular das Comissões de Educação e Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Foi presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher, a mais jovem presidente da uma comissão da história da Câmara dos Deputados.

O objetivo da lista é fornecer aos movimentos sociais uma radiografia dos principais interlocutores – partidários, profissionais, ideológicos ou de grupos políticos – no Congresso Nacional. O Diap foi fundado em 1983 e promove pesquisas de opinião, mapeia atores-chave do processo decisório parlamentar, entre outras atividades. É constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores de todos os estados do País.

Deixe seu comentário