04/06/2021

Maio/2021 seguiu com pouca chuva em boa parte do interior do Paraná. Especialmente no oeste, sudoeste e centro-sul as anomalias de precipitação (chuva observada menos média histórica) foram negativas. Na região de Cascavel o déficit de chuva foi superior a 120 mm (choveu apenas 27,0 mm).

No litoral, RMC, parte dos Campos Gerais e no norte pioneiro a precipitação ficou perto e até um pouco acima das médias climatológicas. Em Londrina e Curitiba choveu aproximadamente 30 mm acima dos valores médios históricos.

Houve pelo menos quatro (4) frentes frias que conseguiram avançar pelo Estado, mas nem todas provocaram chuvas expressivas e uniformes. Destaque para o sistema dos dias 21 e 22/05 e também o que atuou nos últimos dias do mês. Ambos os sistemas provocaram tempestades no Paraná.

As temperaturas médias em Maio/2021 ficaram perto das médias históricas em grande parte do Paraná. Apenas no noroeste os valores ficaram acima dos climatológicos. Já a anomalia de temperatura máxima indica que as tardes foram mais quentes que o normal para o mês em praticamente todos os setores. Tivemos também atuação de massas de ar polar, que provocaram forte resfriamento e até geadas em alguns setores (24 e 25/05, por exemplo). Menor temperatura ocorreu no dia 25/05: -3,3°C em General Carneiro. Maior valor ocorreu em Capanema: 35,3°C no dia 04/05. Fonte: Simepar

Deixe seu comentário