27/03/2021

Em ação realizada neste sábado, 27, na Estação Cultural Milene (Feira da Lua), ao todo 880 idosos com 70 anos ou mais foram vacinados contra a Covid-19 em Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação foi iniciada às 12h e seguiu durante toda a tarde. Além da Saúde, demais Secretarias também prestaram apoio. O secretário de Saúde, Mociar Paludetto Jr, comemorou o resultado inicial da ação. “ Agradeço aqui a todos os envolvidos que contribuíram neste sábado, que foi o primeiro que abrimos para a vacinação dos idosos. Ao longo da semana manteremos nossos atendimentos em vacianação para os idosos acima dos 70 anos, e também para os profissionais da saúde acima dos 40 anos”, disse.

CRONOGRAMA
De segunda a sexta-feira, a vacinação contra a Covid-19 aos idosos acima dos 70 anos acontece em quatro locais, sendo eles: CCI Antonieta Zampaolo, CCI Tia Sú, CIE – anexo do Centro Social Urbano e Ginásio de Esportes Mateus Romera. Das 13h30 às 16h30. DOCUMENTAÇÃO – Carteira de vacinação, RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência.

IDOSOS ACAMADOS
A Secretaria de Saúde reforça ainda os idosos acamados também estão recebendo todo o atendimento durante a vacinação contra a Covid-19. Equipes de vacinadores vão até a casa dos pacientes, por isso, é importante que os familiares mantenham os cadastros dos idosos atualizados junto à Unidade Básica de Saúde de referência. Isso facilita o mapeamento, e prestação de serviços para esses idosos. Em caso de dúvidas, ligue ou vá até a UBS mais próxima.

PRÓXIMOS GRUPOS DE IDOSOS

Na próxima terça-feira, 30, devem ser vacinados os idosos com 69 anos ou mais. Das 13h30 às 16h30, em quatro locais: CCI Antonieta Zampaolo, CCI Tia Sú, CIE – anexo do Centro Social Urbano e Ginásio de Esportes Mateus Romera. Nesses pontos, a vacinação segue de segunda a sexta-feira. DOCUMENTAÇÃO – Carteira de vacinação, RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência.

Na quarta-feira, 31, a vacinação será ampliada aos idosos com 68 anos ou mais. Das 13h30 às 16h30, em quatro locais: CCI Antonieta Zampaolo, CCI Tia Sú, CIE – anexo do Centro Social Urbano e Ginásio de Esportes Mateus Romera. Nesses pontos, a vacinação segue de segunda a sexta-feira. DOCUMENTAÇÃO – Carteira de vacinação, RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência.

TRABALHADORES DA SAÚDE – ACIMA DOS 40 ANOS

Profissionais da saúde com 40 anos mais. LOCAL: Exclusivamente no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Maurinho Cassitas), anexo ao CSU (Avenida Gaturamo – Jardim Aeroporto). DOCUMENTAÇÃO – No ato da vacinação, os profissionais devem apresentar a seguinte documentação: documento com foto, CPF, Cartão SUS, Comprovante de residência, Carteira de Vacinação e cópia (A SER RETIDA) de documento que comprove a atual Exercício da Profissão: CARTEIRA DE TRABALHO; CARTEIRA DO CONSELHO DE CLASSE PROFISSIONAL; CONTRATO DE TRABALHO OU HOLERITE.

Também é necessário o pré cadastro online, disponível em:https://www.arapongas.pr.gov.br/wba/site/saude/vacinação

HORÁRIOS – Das 13h30 às 16h30

Quem são esses profissionais da Saúde?

Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, um dos critérios mínimos, para que o serviço seja considerado ESTABELECIMENTO DE SAÚDE, compreende a prestação de ações e serviços de saúde de natureza humana, que inclui além da atenção à saúde, as ações de vigilância, regulação ou gestão da saúde. Isto exclui ações que não têm o foco direto na saúde humana, como por exemplo as instituições que visam a saúde animal, os salões de beleza, as clínicas de estética, as academias de ginástica, e as instituições asilares, dentre outros, que embora estejam no escopo de atuação da vigilância sanitária, não devem ser considerados como estabelecimentos de saúde. Também exclui arranjos institucionais voltados exclusivamente à compra e contratação de serviços de saúde

Deixe seu comentário