Imagem^: Lucas Leal - Canal 38

18/09/2020

A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Apucarana vão realizar uma operação conjunta para orientação, conscientização e fiscalização no final de semana no Parque da Raposa e outras áreas de lazer e logradouros do município.

A iniciativa de caráter preventivo que vai ocorrer no sábado (19) e domingo (20), tem como foco principal a necessidade imprescindível do uso da máscara nestes locais de lazer ao ar livre para se proteger do contágio pelo Covid-19. O uso da máscara por todas as pessoas no mesmo ambiente garante uma proteção de até 90%. O major Marcos José Fácio, subcomandante do 10º Batalhão da Polícia (BPM) concedeu entrevista ao Canal 38 e salientou que por causa do calor os parques de Apucarana têm grande presença de pessoas aos finais de semana e as aglomerações potencializam o risco de contágio pelo Coronavírus .

Questões pontuais sobre ação conjunta nos parques de Apucarana foram discutidas em reunião na tarde desta sexta-feira entre o prefeito Junior da Femac, o subcomandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, major Marcos José Fácio, e o comandante da Guarda Municipal, Reinaldo Donizete de Andrade.

De acordo com major Facio, no feriado dia 7 de Setembro a população colaborou com as operações e respeitou as orientações, tanto não fazendo aglomeração e como usando máscara, mas no último final de semana, “quando não fizemos a operação, acreditando que a população tinha entendido o sentido da conscientização, nós vimos diversos acúmulos de pessoas sem máscara, sem respeito nenhum às normas de isolamento social por conta da pandemia; então em virtude disso nós tomamos a decisão conjunta com o município, baseado no decretos estadual e municipal, para fazermos uma nova fiscalização neste final de semana nos locais de grande movimentação de pessoas, porém muito mais rigorosa nesse final de semana. Não faremos a distribuição de máscaras, mas estaremos fazendo a fiscalização do uso de máscara, pois nós identificamos no feriado de 7 de Setembro que as pessoas recebiam as máscaras e quando saiam das vistas dos agentes de Saúde e Segurança, algumas pessoas jogavam a máscara no chão, no lixo; então não distribuiremos as máscaras, mas fiscalizaremos o uso das mesmas com muito rigor e atenção”.

O major Facio acrescenta que também vai ser realizada fiscalização de trânsito. “Se a pessoa for acessar algum dos parques da cidade, se estiver sem máscara, vai retornar, e se estiver com o veículo irregular, o mesmo vai ser apreendido e levado para o pátio do 10º BPM/15ª Ciretran, Vamos fazer uma fiscalização um pouco mais complexa, visando o isolamento social, a qualidade da saúde da nossa população e garantido a saúde de todos, evitando a propagação do vírus tendo em vista que nós começamos a entrar na descendência e não é hora de facilitar”, finalizou o subcomandante do 10º BPM.

Deixe seu comentário