20/03/2021

Denúncias encaminhadas ao portal 38 News e ao Canal 38 dão conta que de material coletado no dia 10 de março em Apucarana para realização de vários testes de Covid-19 acabaram extraviados por conta de problema de logística na transportadora que levaria o material da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana para o Laboratório Central do Paraná (Lacen), em Curitiba.

Entre as pessoas que tiveram o material coletado para exame de Coronavírus extraviado está uma mulher tem 70 anos. Segundo informações, uma reclamante que não quis se identificar frisa que esse tipo de situação mostra o descaso com o povo, porque muita gente que estava ansiosa e preocupada para saber se estava com Covid-19 contínua agoniada porque o exame não foi realizado em razão da negligência como a questão vem sendo tratada pela Saúde Pública e as mesmas continuam sem saber se estão com a doença. A população está indignada e reclamando muito do que considera uma irresponsabilidade que coloca em risco a saúde e a vida de pessoas.

Segundo informações, as amostras não chegaram ao Lacen em tempo hábil para a realização do exame laboratorial por extravio no procedimento de transporte de parte das embalagens que continham amostras de material coletado de apucaranenses, pois as mesmas ficaram impróprias, conforme esclarecimento da 16ª RS divulgado em nota na sexta-feira (19).

A ouvidoria foi procurada e a reclamação foi formalizada também na Vigilância Sanitária sobre a impossibilidade de realização dos testes para Covid-19 por conta do extravio das amostras. É um direito fundamental dessas pessoas de Apucarana saberem o resultado de seus exames em razão da integridade e da saúde de cada uma delas. E certamente pouca gente tinha conhecimento até então que tal material coletado para teste de Coronavírus em Curitiba era encaminhado por uma empresa de transporte coletivo que também atua no ramo de transportadora de volumes, o que, obviamente, gera risco de extravio e mostra a vulnerabilidade de um sistema que deveria ser tratado de forma mais responsável pelo Poder Público.

O Portal 38 News recebeu diversas reclamações de pessoas que realizaram os testes do coronavírus e não tiveram acesso ao resultado. Diante das informação,  o mínimo que as pessoas que tiveram seus matérias coletados é que fossem avisados e refeitos os exames novamente.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário