25/08/2021

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Desenvolvimento Urbano (Seodur), tem desenvolvido uma série de cronogramas que tem levado melhorias estruturais em diversas praças da cidade.

As mais recentes são as situadas na região Sul. Ontem, 24, as equipes concluíram a praça na travessa das Ruas Pica Pau Real, Sertanejo e Tanatau, do Conjunto Palmares. O local recebeu readequação das calçadas, reparos, novas pinturas, instalação de bancos e paisagismo. Pouco mais para a frente, outra pracinha também recebeu as mesmas benfeitorias: a da Rua Rouxinol esquina com Rua Formigueiro da Serra. Uma terceira praça; também localizada na Zona Sul, está recendo os serviços.

Segundo o vice-prefeito e também secretário de Obras, Jair Milani, o pacote de melhorias atende a um pedido do prefeito Sérgio Onofre, além de atender as demandas da comunidade. “ Estamos dando um novo visual para esses espaços. Praças nos quatro cantos da cidade têm recebido a devida atenção. É a preservação da história da nossa cidade. Em pontos de encontro dos nossos idosos, jovens, crianças e adultos. Pedimos que junto da nossa administração, a população nos ajude a cuidar dos nossos espaços públicos”, frisa Milani.

Pouco antes da execução dos trabalhos na região Sul de Arapongas, outro bairro também foi contemplado. A Seodur executou benfeitorias na região do Padre Chico, em uma quadra esportiva, com reparos na arquibancada; limpeza ao entorno do local e novas pinturas. Além da Praça localizada na Rua Caracaratinga – entre o Centro Municipal de Aprendizado Feminino (Cemaf) e a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Luzia. O espaço recebeu novo calçamento. Neste mês, a Praça da Saudade – em frente ao Cemitério Municipal recebeu um novo parquinho infantil, além de uma quadra de areia com espaço de 332,94 m², e outro playground destinado ao lazer das crianças e Academia da Terceira Idade (ATI).

O espaço recreativo para as crianças conta com plataforma feita de madeira plástica, passarela curvada, rampa de cordas, escada sete degraus, rampa de escada curvada, jogo da velha, guarda corpo, circuito de quatro discos, escorregador reto, tobogã, balanço para portadores de necessidades especiais (PNE) e trepa-trepa. Melhoria em infraestrutura urbana ocorreu também no entorno da Secretaria Municipal de Cultura (Secle), localizada no prédio da antiga Estação Ferroviária. Lá, foram colocados novos postes republicanos.

No final do ano passado, a Seodur executou pinturas e demais reparos em praças da Avenida Gaturamo, entre elas, a do entroncamento da Avenida Gaturamo com as Ruas Capitão do Mato e Mesia. Logo ao lado, a praça no entroncamento das Ruas Caué, Saíra, Tapereira e Teu-Teu, no Jardim Aeroporto, também passou por diversas melhorias nos últimos meses, incluindo novo calçamento, pinturas, instalações de postes republicanos, bancos e plantio de árvores.

Esta praça em questão, recebeu o nome de Plínio Forcato – carinhosamente conhecido também por “Plínio da Chaplin”, garçom dedicado que por gerações atuou com no setor, atendendo sempre com presteza, atenção e bom humor. A solenidade de homenagem aconteceu em julho deste ano. Também receberam melhorias a praça localizada na travessa da Rua Noitibó e Rua Lori – próxima ao Colégio Estadual Júlia Wanderley, a Praça Luiz Treglia Júnior (Lulu), localizada próxima à rotatória da Avenida Arapongas, sentido à Rua Tangará, reformas no entorno da Biblioteca Municipal Machado de Assis e Anfiteatro Vianinha – situados na Praça Cacilda Becker, e a maior delas, a revitalização da Praça Júlio Junqueira – conhecida por Praça Mauá.

Deixe seu comentário