20/05/2021

O “Trilha MEI”, programa de capacitação e consultoria para Microempreendedores Individuais (MEI’s) foi lançado nesta quarta-feira (19/05), na ACIA.

Esta é uma iniciativa do Sebrae, ACIA, Conecta, AMPEC e Prefeitura de Apucarana. O presidente da ACIA, Wanderley Faganello destaca que os Microempreendedores Individuais (MEI’s) representam hoje 44% das empresas de Apucarana. “É um número muito expressivo e que precisa ser tratado de forma diferenciada, por isso, a Trilha MEI é tão importante para capacitar e gerar oportunidades de negócios para estes empreendedores”, frisa Faganello.

O consultor do Sebrae, Thiago Cunha, explica que o Trilha MEI seguirá as seguintes etapas: Palestras > Oficinas > Consultorias > Acesso a Mercado. “Queremos atender pelo menos 400 MEI’s nesta etapa, dando a elas desde a capacitação teórica até a prática numa feira, que se a pandemia permitir, será realizada entre outubro e novembro”, diz Cunha.

Tiago Cunha lembra que o Sebrae e a Prefeitura já vem realizando diversas ações voltadas aos microempreendedores, como a Sala do Empreendedor, que é um ponto de referência para os MEIs. “É um trabalho de fortalecimento que já vem sendo desenvolvido e o nosso objetivo com o Trilha MEI é manter essas ações de forma constante, impactando de maneira positiva no desenvolvimento econômico do Município”, ressalta Cunha.

O Prefeito de Apucarana, Junior da Femac, reforça que o Trilha MEI, além de incentivar o empreendedorismo, vai fazer com que ele se fortaleça. “Apucarana tem quase 6.800 MEI’s ativos, o que representa 44% das empresas do Município. Elas geram mais de 400 mil reais em ISS. É muito bom para o município que elas possam se fortalecer e crescer”, diz o Prefeito.

O coordenador de ações do Conecta, Tiago Ribeiro, frisa que muitas vezes quem trabalha como MEI não tem tempo para inovar. “Num programa como o Trilha, ele terá um suporte para poder ampliar sua visão de mercado e com isso, ver maneiras de fazer com que seu negocio se fortaleça e inove”, fala Ribeiro.

O presidente da Ampec, Heitor Possani, ressalta, por sua vez, que “fomentar é trazer para formalidade. É aumentar a vida útil da empresa. E o Trilha vem para fomentar conhecimento e capacitar para gerar mais emprego e renda”.

Para participar do programa, os interessados devem entrar em contato com uma das entidades parceiras.

Além da Acia, a iniciativa envolve a Prefeitura de Apucarana, Sebrae, Sala do Empreendedor, Associação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampec) e Conecta Apucarana.

Deixe seu comentário