17/07/2019

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da região do Campinho realizou na última terça-feira (16), durante o 3º Arraiá com Saúde, uma palestra voltada ao tema “Ansiedade e depressão”, que contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar do CAPS AD em Arapongas.

Atentos não apenas à saúde física dos usuários, o objetivo da ação foi levar informações pertinentes sobre prevenção, tratamentos, sinais de alerta, como procurar ajuda e também maneiras para ajudar quem enfrenta ambos os tipos de transtornos.

“Saúde não se restringe apenas ao consultório médico, são diversas ações visando o bem estar da população. Os temas depressão e ansiedade foram sugeridos pela própria comunidade, que por vezes, conhece alguém ou até mesmo convive com pessoas que passam por essas situações. Periodicamente, tratamos de assuntos relevantes, com a presença de diversos profissionais, promovendo a integração e busca constante na qualidade de vida”, disse a enfermeira responsável pela UBS do Campinho, Amanda Valério.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, o que a torna um grave problema de saúde, especialmente quando é de longa duração e intensidades moderadas a grave. Cerca de 800.000 pessoas cometem atos extremos, sendo o suicídio a terceira maior causa de mortes na faixa etária de 15 a 29 anos.

Para o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, levar informações e ajuda para a população em termos de saúde mental é de extrema importância e urgência. “Vivemos tempos difíceis com essas doenças, consideradas o mal do século. É um desafio constante; contudo, buscamos levar a ajuda necessária para os que precisam”, explica. Ele acrescenta ainda que Arapongas conta com unidades do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD e CAPS II, sendo especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social dos pacientes que apresentam transtornos mentais, contando com equipes multiprofissionais, compostas por médicos, psicólogos, psiquiatras e demais especialistas.

Compartilhe:

Sobre o Autor

**** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal do Canal 38 pelo Whatsapp: (43) 9 8447-1929 ****

Deixe Um Comentário