22/03/2021

Reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (22) com representante do Consórcio do Nordeste.

Uma reunião na manhã desta segunda-feira (22), liderada pela presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, com a presença de parlamentares de diversos partidos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), abriu a possibilidade de negociação direta de cerca de 10 milhões de doses da Vacina Sputnik V com o Fundo Soberano Russo. O objetivo, de acordo com o coordenador da reunião, deputado Arilson Chiorato (PT), é negociar, de forma mais ágil, a aquisição de vacinas.

Segundo Arilson, a reunião desta manhã com ex-ministro Carlos Eduardo Gabas, secretário-executivo do Consórcio Nordeste, foi esclarecedora, além de possibilitar a negociação direta com o Fundo Soberano Russo, sem intermediador. “A dose da vacina Sputnik saiu a $ 9,95 (dólar), além do transporte que sairia $ 0,90 a dose. O grande diferencial é que essa negociação é sobre doses de vacina, e não de intenção. Agora é hora do Paraná agir para garantir essas vacinas e salvar vidas”, afirma.

O próximo passado, ainda de acordo com o deputado Arilson, irá acontecer amanhã durante a reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus, da Alep. “Amanhã, com a presença do Consórcio Paraná Saúde, que está tratando da compra das vacinas, esperamos conseguir formalizar um encontro oficial para ainda esta semana com o Fundo Soberano Russo, o que seria um grande avanço’’, avalia.

Arilson frisa que reunião da manhã desta segunda-feira contou com a presença de vários prefeitos, deputados estaduais do PSC, do PDT, do PSB, do MDB, do PT e do PSDB. “Essa participação revela o interesse, além de questões partidárias, em busca da solução para esta pandemia”, afirma.

Deixe seu comentário