06/07/2019

Segundo Força Verde, empresa foi flagrada poluído o Rio Pirapó, em Apucarana. O Gerente da empresa foi preso em flagrante por crime ambiental.

O gerente administrativo do frigorífico localizado na Rua Deolindo Massambani, no Parque Bela Vista, em Apucarana, foi preso nesta sexta-feira (5), em Apucarana, suspeito de cometer crime ambiental poluindo um afluente do rio Pirapó, durante uma fiscalização realizada pelos policiais do 3º Pelotão da Polícia Ambiental de Apucarana, Ministério Público (MP), Sema e IAP, constataram que a empresa continua jogando resíduos.

Segundo a polícia ambiental, houve uma denúncia anônima e no local foi constatado a poluição em um curso do Rio Pirapó, no fundo do frigorífico, e o despejo de materiais resultantes das atividades do frigorífico, inclusive com cheiro característico de matadouro.

Embora a licença de operação estivesse proibida para qualquer descarte em curso hídrico, estava sendo lançando no afluente.

O Ministério Público notificou diversas vezes os frigoríficos que se instalaram no local, e no ano de 2013, após uma tubulação que levava os dejetos até as lagoas de decantação romper, o sangue puro de animais atingiu o leito do rio Pirapó. Na época um tanque não suportou o excesso de resíduos e acabou poluindo o rio novamente.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) oferece licenças aos frigoríficos instalados no local, mesmo estando em desacordo com a legislação que proíbe tanques de tratamento em áreas de mananciais.

De acordo com o delegado–chefe da 17ª SDP de Apucarana, Gustavo Dante “ Uma ocorrência encaminhada pela força verde, uma fiscalização feita nesse frigorífico, foi apurado lá que estava sendo lançado dejetos em um rio, que passa próximo ao frigorífico, foi conduzido o gerente até a delegacia” informou

Ainda de acordo com o delegado, o gerente do frigorífico foi autuado em flagrante por crime ambiental e foi arbitrado uma fiança, para responder em liberdade.

Moradores reclamam do mau cheiro vindo do frigorífico

A população existente próximo ao frigorífico, sofrem com o mau cheiro existente no local

‘É insuportável esse, mau cheiro, deveriam fechar esse frigorífico’, diz moradora.

Os moradores da Rua Deolindo Massambani, e dos bairros próximo ao frigorífico instalado no Parque Bela Vista, em Apucarana, estão incomodados com o mau cheiro gerado pelo frigorífico. Ainda de acordo com a moradora, eles descartam produtos químicos no local que chega a causar ardência nos olhos.

O rio Pirapó é um importante manancial para captação de água potável de vários municípios da região.

Veja entrevista do delegado.

 

Deixe seu comentário