Fotos: Lucas Leal - Canal 38

21/04/2022

O 10º Batalhão de Polícia Militar (PM) de Apucarana realiza na manhã desta quinta-feira (21) uma solenidade em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, Patrono das polícias do Brasil.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Cel. QOPM Hudson Leôncio Teixeira e o Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel QOPM Marcos José Facio, têm a honra de convidar a comunidade para a Solenidade comemorativa ao Dia de Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira e das Polícias Militares e Civis do Brasil

Tiradentes é lembrado como símbolo de coragem e amor à pátria. Se destacou entre todos os outros que lutaram pela Independência do Brasil, pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua labuta nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia.

 Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes nasceu em 12 de novembro de 1746, foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira, é patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis.

Devido sua participação no movimento, foi morto em em 21 de abril de 1792, enforcado e esquartejado. A data virou feriado nacional no Brasil.

Deixe seu comentário