09/10/2019

População não vai mais precisar de autoescola para fazer a CNH; entenda o PL que tramita no Congresso Nacional – O partido do presidente Jair Bolsonaro, o PSL, por meio do deputado General Peternelli (SP), quer o fim da obrigatoriedade de se fazer autoescola no processo de habilitação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado dá ao candidato o direito de escolher entre realizar os cursos práticos e teóricos de forma autônoma ou então da maneira atual, no Centro de Formação de Condutores (CFC).

O Projeto de Lei prevê que: assim que o cidadão for aprovado na Prova Teórica de Legislação e no exame médico/Psicotecnico, ele receberá uma Licença de Aprendizagem de condução, onde poderá aprender a dirigir e praticar pra prova prática acompanhado de uma pessoa habilitada por no mínimo há 3 anos em seu próprio carro ou de terceiro.

Essa ideia abrange apenas a categoria A/B do código de trânsito Brasileiro. Atualmente a lei obriga as pessoas a pagar pelo aluguel de carro e moto pra se tirar a CNH, é um processo demorado e caro a se pagar por um documento público. Já com a proposta do deputado General Peternelli (SP), o cidadão pagará apenas as taxas dos exames e confecção de documentos ao DETRAN e poderá utilizar o próprio veiculo para a realização da prova prática.

“O candidato pode realizar toda a sua formação de maneira autônoma e realizar as provas junto ao órgão de trânsito. Se aprovado em todas as etapas, terá o direito de receber a habilitação, assim como qualquer outro cidadão que opte por realizar o processo por meio de um Centro de Formação de Condutores”, afirma Peternelli.

Mais uma vez, o pano de fundo da medida seria a desburocratização do processo. Esse foi o mesmo argumento de Bolsonaro ao anunciar medidas relativas à CNH, como aumento do número de pontos acumulados com multas e a sua duração.

O criador do projeto ainda acredita que o PL seria responsável por aumentar o acesso à CNH. Segundo ele, atualmente, por conta das aulas práticas, o processo por chegar até R$ 3 mil. “Esse é um valor incompatível com os ganhos do brasileiros, ainda mais os jovens”, garante.

O PL ainda está no início de tramitação, sendo apresentado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e não há previsão para ser votado.

Compartilhe:

Sobre o Autor

**** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal do Canal 38 pelo Whatsapp: (43) 9 8447-1929 ****

39 Comentários

  1. Que bom que, porque tem muitas pessoas que não tiram habilitação porque as auto escolas são cara demais, muitas pessoas já dirige a anos e já pilotam a anos, porém não tem condições de tirar uma habitação. Se acabar a obrigatoriedade de auto escola, muita pessoas vai conseguir tirar habilitacao. Auto escola já diz o nome, são para pessoas que não não sabem, as que já sabe só precisam mesmo fazer os testes.

      • O valor da auto escola não é caro se pararmos para analisar.
        1400,00 é o valor para as duas categorias A/B. Sendo um total de 40 aulas cada uma saindo no valor de 35,00.

        O valor pra tirar a carteira sim , esse é um absurdo devido as taxas do governo e clínicas.

        Mas 60% desses valores são taxas.

        • Trabalhei 3 anos como instrutor de transito, e não fácil, imagine no que isso vai virar? baderna isso sim, concordo com o fim de auto-escola para quem já sabe digir, agora para quem nunca entrou num carro ,sair pelas ruas sendo instruído por pessoas só porque são havilitadas, isso é um absurdo, um país sem lei onde o errado é certo e o certo e errado,isso eu não concordo

        • Concordo! O que não deveria haver são as taxas do detran, isso sim é um absurdo! Acho que deveriam passar pela autoescola sim pq são capacitados para tal! E é um valor justo que eles cobram porque estão tratando com vidas e isso é muito sério!

    • Imagino o.tanto de acidente que vai acontecer com.esses carros particulares nas ruas sem comando e com.pessoas despreparadas pra ensinar hj em.dia que os carros de auto escola tem duplo comando de pedais acontece acidentes imagine sem comandos e por pessoas despreparadas isso Ninquen tá pensando né

      • Também concordo! A autoescola tem profissionais pra isso! Imagine uma pessoa que não sabe dirigir ensinando outra! Essa situação deveria ser repensada! Tem muitas pessoas que acham que sabem dirigir mais não tem educação no trânsito! Até isso as autoescolas ensinam! Eu jamais teria coragem de colocar um filho meu nas mãos de uma pessoa que não se qualificou! Agora todo mundo vai achar que pode ensinar.

    • Correto… Aos que não sabem precisam de auto escola.
      Agora aos que já sabem conduzir… Simplesmente façam exames teóricos… Legislação… Advertências… E fazer testes de várias manobras no DETRAN.
      Aí sim… Ficam dignificamente Justos.

      • Sim vdd concordo ainda mais nao tem locais para se treinar sem duplo comando.imagina da aulas em sampa que é um transito vai virar uma bagunça! Para se treinar tem se na zonal rural e aqui quase nao tem. Nao tem logica ne so bolsonario em eu.

      • As pessoas acham caro uma aula de 50 minutos por 35,00 cara! Contratem um taxi pra ficar a sua disposição esse tempo pra verem quanto vão pagar! E o pior, vc ver uma pessoa aprendendendo e detonando seu veiculo,,isso sim sai caro!!

  2. Muito bom pois uma grande população dirige sem habilitação anos no trânsito e dirigi melhor que os habilitado.
    E outra acho que apenas exame médico e psicotécnico ja seria o suficiente para pegar a categoria b sem precisar da prática

  3. Imagino o.tanto de acidente que vai acontecer com.esses carros particulares nas ruas sem comando e com.pessoas despreparadas pra ensinar hj em.dia que os carros de auto escola tem duplo comando de pedais acontece acidentes imagine sem comandos e por pessoas despreparadas isso Ninquen tá pensando né

  4. Alan Eduardo de Sousa em

    É lamentável ver que um deputado queira tomar uma medida drástica num país onde as leis são falhas! O trabalho do Centro de formação de condutores é fundamental para o processo de habilitação, atualmente para um veículo ser ultilizado para administrar as aulas práticas tem que passar por várias modificações e vistorias pelo órgão de trânsito como também pelo Inmetro para o candidato fazer suas aulas com segurança com a ajuda de um profissional na leis de trânsito! Agora fica a pergunta ,o cidadão que não tem nenhum curso ou preparo psicológico para ensinar como será o trânsito no Brasil? Estamos retrocedendo no tempo da informação!

  5. Nada bom, muito pelo contrário. Se com todo o processo, demorado, burocrático, caro e etc., como dizem as antas de gravata de Brasília. E mesmo assim nosso trânsito mata mais que guerra, imagina se tirarem as obrigatoriedades. E só um detalhe, conduzir veículo sem habilitação é crime. Ah e a CNH não é um documento obrigatório como RG, CPF e título de eleitor, logo procura adquirir quem quer.

  6. Esse general deputado aí , será que ele mora no Brasil .!? Ou se mora deve ser em bolha a parte da sociedade , pq para propor uma imbecilidade dessas só pode!!! Imaginem oq viraria o trânsito com qlkr um saindo e aprendendo a dirigir como quisesse , o Brasil não tem educação para isso não! Esse general deputado deveria apresentar projetos para educar esses jovens e aí quem sabe daqui 20 , 30 anos pra frente ele apresente um projeto desses

  7. E já pararam pra pensar em nós instturores de trânsito?????
    Se nós ficamos 20 horas trabalhando em cima do código, aplicando técnica de ensino, coordenação motora,incentivando….
    Somos treinados pra isso!
    Agora imaginem qualquer pessoa despreparada ensinando?????
    Vai haver menos custos pra fazer a cnh, simmmm, mas ja pensaram no caos que vai ser o trânsito????
    Gente no Brasil não temos a mesma cultura de países aonde as pessoas são autônomas pra fazer sua cnh.
    Sou instrutora de trânsito,amo o que faço e dogo a vcs só nós que trabalhamos nessa área sabemos o que passamos diariamente com cada aluno ao nosso lado!
    Ter que esculpir cada um, entender seus medos e dificuldades!
    Presidente Jair Bolsonaro já pensou em acompanhar algumas aulas práticas de direção pra saber como funciona antes de ta falando na mídia que qualquer pessoa pode ensinar??!!!
    Lhe convido a passar algumas horas comigo e meu aluno no carro e vamos ver se sua “opinião” vai mudar.

  8. Olá mas nem todos que diregem são capacitado pra fazer a prova prática do detran por adiquerirem vício q as vezes levam a acidente hoje tenho a minha CNH mas se não fosse a auto escola não teria conseguido por não conhecer no mas de trânsito

  9. Que otimo excelente para desburocratizar a cnh, que por ser um documento é um dever do cidadao obter como pagar por um documento quase 3 mil se o salario minimo vergonhoso não chega a 1mil reais, parabens pela iniciativa, pra frente Brasil!!!

  10. Kkkkk se com auto escola que é o mínimo para a pessoa barbeira aprender imagina sem motoristas n conseguem nem dar seta e muitos nem sabem para que serve.

  11. Gostei de ver cabor a robalheira kkkk tenho um veiculo mais nao tenho a cnh mais nunca tive um acidente e nem sou imprudente ja tem uns habilitados ai q so deus na causa kkkkk

  12. Realmente será o fim de tanta burocracia, pois muitos cidadãos juntam dinheiro para tirar a habilitação e na maioria das vezes não é aprovado no exame por um movimento mínimo que nem é usado no trânsito no dia a dia, e infelizmente muitos desistem porque é preciso pagar tudo novamente, a auto escola é na maioria das vezes arbitrária ,e muitas pessoas precisam da habitação para arrumar um emprego ou para passar em algum concurso, e realmente isso vai abrir um leque de opções para muitos brasileiros que tem a necessidade da CNH, e abrindo novas oportunidades de emprego e renda para o trabalhador.
    Parabéns Presidente Bolsonaro 👏👏👏

  13. Marli Maria da Silva em

    Ótimo esse projeto muitas pessoas não conseguem tirar CNH por conta do valor muito alto q as alto escola cobram sendo assim com essa lei em vigor serei uma das a tirar minha CNH q tento a tantos anos.

  14. No fundo concordo!
    Sou instrutora de trânsito
    E acho que as autoescolas
    Abusam de poder sobre o processo de habilitação!
    Vou adorar poder ministrar aulas teóricas ou práticas como curso individual e autorizado

  15. Vamos pedi ao nosso presidente Jair Bolsonaro e o deputado General peternelli que nos ajude com aprovação do fim das autos escolares .Que todos que necessita adguir uma CNH digna de todo cidadão brasileiro possa realizar seu objetivo .com essa maravilhosa ideia dos nossos governantes .A muitos anos atraz tira uma cnh era uma semana .hoje se tornou um tormento para população. No geral financeiramente e emocional levasse meses .parabéns!! Que seja aprovada essa nova le

  16. O valor da auto escola não é caro se pararmos para analisar.
    1400,00 é o valor para as duas categorias A/B. Sendo um total de 40 aulas cada uma saindo no valor de 35,00.

    O valor pra tirar a carteira sim , esse é um absurdo devido as taxas do governo e clínicas.

    Mas 60% desses valores são taxas.

  17. As pessoas pensam que tira CNH é só saber dirigir e pronto é tanta coisa pra aprender sobre primeiros socorros direção defensiva legislação de trânsito etc.

  18. Com isso tudo vai gerar mais desemprego, em uma alto escola tem os instrutores, as secretárias, quanto emprego gera uma alto escola. É assim que querem diminuir o desemprego.
    E mais tem muita gente sem noção tirando a carteira,se não fosse as auto escola, como seria essas pessoas na rua?

  19. Maurim Cardoso Pinheiro em

    Em minha opinião o nosso país ,já é um país cheio de pessoas inconsequentes é o irresponsável , pessoas que já andam desrespeitando as regras e leis que existe. Imagina não precisar fazer autoescola para tirar a CNH, é da brecha para que mais pessoas andam fora das regras e leis aproveitando da situação, com desculpa que está aprendendo a dirigir para tirar a CNH. Ainda falo de quantos “instrutores” ficarão desemprego aumentando ainda mais o desemprego no país.

  20. concordo prenamente antigamente nao existia auto escola isso foi um meio de ganhar dinheiro antes nao avia auto escola nao qualquer um abilitado fazia o teste passava e ja saia comemorando ates ate para caminhao nao avia nessesidade de auto escola e nao tinha nenhuma bagunça nao meus familiaris mais idosos dirige ate hoje e nunca foi numa auto escola

Deixe Um Comentário