08/06/2022

Nesta quarta-feira, 08, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, anunciou que a Prefeitura passa a contar com o sistema de Licenciamento Digital de Construção (Alvará Eletrônico), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano (Seodur) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (TI).

O lançamento foi feito com a presença de secretários municipais, vereadores da base aliada, além do presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas (Asenarag), Henrique Sanches, e demais representantes do segmento.
Segundo Onofre, o novo sistema segue no rumo da modernização do município. “É algo tecnológico e que vem para facilitar trâmites dentro da construção civil e diminuir prazos e burocracias. Desta forma, sempre que possível vamos buscar implementar os demais serviços públicos de maneira digital”, disse.

De acordo com engenheiro da Seodur, Israel Biazon, o novo sistema facilita a consulta prévia e aprovação de projetos. “A intenção da administração pública, em especial da Seodur, é agilizar processos dentro da legislação. Começamos com a consulta prévia, alvarás e, futuramente, vamos implementar mais ações dentro no novo sistema, como o Habite-se Digital”, salientou. Equipes de engenharia da Seodur também passarão por um treinamento para o novo sistema junto ao TI.

“A vantagem do alvará digital é que ele agiliza o processo de aprovação de projetos e contribui para o início de obras, tendo em vista que o Plano Diretor de Arapongas foi atualizado. Com o crescimento do município, é importante acompanharmos as novas tendências”, disse Henrique Sanches.

COMO ACESSAR O NOVO SISTEMA “ Licenciamento Digital de Construção”
01 – Acesse o site oficial da Prefeitura de Arapongas através do link: https://www.arapongas.pr.gov.br/
02- Clique em “Serviços Online” (do lado direito da tela)
03 – Na aba “MAIS ACESSADOS”, clique nas opções Consulta Prévia (Projetos) ou Licenciamento Digital de Construção (Alvará Digital).

Deixe seu comentário