24/09/2021

A Prefeitura Municipal de Arapongas, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou na noite de ontem, 23, a premiação do Concurso do Mascote da Robótica, no Cine Teatro Mauá. No decorrer deste ano, a Semed propôs o concurso do mascote robô – amigo do Brink, para os professores de Róbotica e seus alunos em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

O objetivo do projeto visou o desenvolvimento de ações pedagógicas que permitiram ao estudante a participação efetiva, em período de ensino remoto. Desta forma, desenvolvendo a criatividade e habilidades, sensibilizando alunos, pais e comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente, através da criação de um mascote. Seis alunos foram os grandes finalistas da noite, recebendo a premiação pelas mãos do prefeito Sérgio Onofre. “ Muito bacana essa iniciativa. Estamos colhendo o fruto do que plantamos lá atrás, com a implantação da Robótica nas nossas escolas municipais. E o mais bacana, é ver o envolvimento dos alunos, pais e professores. Qualidade no ensino, esse é o caminho”, disse Onofre.

NA PRÁTICA
No decorrer do projeto, os professores receberam vídeos educativos gravados em Arapongas, pelas assessoras da Brink Mobil, Nilza de Cássia Semeão e Luciana de Brito de Oliveira. A temática envolveu uma problemática, na qual, alunos e professores foram desafiados para o desenvolvimento de uma solução viável, criando seu mascote, que foi instrumento utilizado para a solução de cada situação.

A banca julgadora selecionou os 24 melhores e também os seis trabalhos finalistas; de onde saíram dois vencedores (um do Ensino Regular e um da Classe Especial). O mascote de cada um deles foi reproduzido em um grande livro que contém uma história lúdica sobre o município de Arapongas. Esse livro será reproduzido em exemplares menores, com algumas atividades pedagógicas e entregue a todos os alunos da Rede Municipal – do 1°ao 5° ano. “ Os nossos seis finalistas colocaram em prática as suas produções, através do material das maletas, com o passo a passo reproduzido em um Guia de montagem. Tudo isso foi a soma dos esforços dos nossos profissionais e alunos. Ficamos muito contentes com o resultado”, disse o secretário da pasta, Luiz Roberto dos Santos, o professor Peta.

As colocações foram anunciadas pela gerente de Ensino, Rosângela Alvarenga Morassutti. “ Um dia de muita alegria. É um entusiasmo e grande satisfação ver a robótica dando bons resultados. Agradecemos o empenho do prefeito Sérgio Onofre, que desde o começo acreditou na Robótica”, disse.

Participaram também do evento, o secretário do Meio Ambiente, Renan Franzin Manoel, representantes da empresa Brink Mobil, Silvana do Rocio Zilli, Caio Miguel Casbianco Teixeira, Nilza de Cássia Silva Semeão, funcionários da Secretaria de Educação e os vereadores: Marcelo Junio, Marilsa Staub, Meyre Farias, Márcio Nickenig e Levi Xavier.

LISTA DE CLASSIFICAÇÃO

1° Lugar Ensino Fundamental Escola Municipal Padre Germano Mayer

ALUNO: Arthur Garcia Ciqueira G. Santana (4° ano);

Professora Márcia Aparecida Gasparoto Kosciuk.

1° Lugar Classe Especial Escola Municipal Professora Alzira Horvatich

ALUNA: Ana Beatriz Ottaviani Manejo;

Professora Eloisa Elaine de O. Pandolfo

2° Lugar Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi

ALUNA: Isadora Moraes da Silva (5° ano);

Professora Leda Aparecida de Souza

3° Lugar Escola Municipal Professora Alzira Horvatich

ALUNA: Helloise de Oliveira Patrucelli (5° ano);

Professora Daiane Cristina Ferreira Cardoso

4° lugar: Escola Municipal Desembargador Clotário Portugal

ALUNA: Elisa Duarte da Luz 2° ano

Professora Valéria Baganha Marconi

5° lugar Escola R.Municipal São Carlos

ALUNA: Kemelly Isabely Costa de Farias (5° ano);

Professora Rosa Marta Cancian

Deixe seu comentário