Prefeitura inaugura Clínica do Bebê e Centro de Vacinação Infantil na segunda-feira (4) - Foto: Divulgação

01/10/2021

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura na próxima segunda-feira, 04, as novas instalações da Clínica Odontológica do Bebê e Centro de Vacinação Infantil Mariane Vitória Rodrigues, às 10h.

O espaço está localizado na Rua Perdizes, nº 1420 – centro. O prédio passou por reforma e foi locado pelo município, proporcionando um atendimento mais efetivo e qualidade para os profissionais.

Subdivido em dois ambientes, a Clínica Odontológica do Bebê prioriza o Programa de Atenção Odontológica Precoce, com atendimento às crianças de 0 a 6 anos completos, de segunda a sexta-feira. A equipe é composta por quatro dentistas que, além da atuação na prática, orientam também os pais sobre a saúde bucal dos bebês e crianças, com palestras sobre hábitos saudáveis, prevenção de cáries e higiene bucal. Os pequenos pacientes recebem acompanhamento quatro vezes ao ano. Após os seis anos de idade, os atendimentos odontológicos das crianças passam a ser realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

A outra parte da estrutura é composta pelo Centro de Vacinação Infantil, destinado para a imunização de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A equipe é composta por duas auxiliares de enfermagem, que irão realizar os atendimentos das 07h00 às 18h00 – de segunda a sexta-feira. A partir da segunda-feira, 04, a vacina BCG será feita exclusivamente no local. Os atendimentos serão feitos mediante agendamento. Telefone para contato: 3172-0214.

ESTRUTURA – Sala de recepção, sala de espera, dois consultórios odontológicos, sala de vacinação, sala de palestras, copa/cozinha, dois banheiros para o público (feminino e masculino), sala de expurgo, sala de esterilização, almoxarifado/sala de arquivo e banheiro de funcionários.

HOMENAGEM
O mesmo ato de inauguração oficializa também o nome do espaço, que passará a se chamar Clínica Odontológica do Bebê e Centro de Vacinação Infantil “Mariane Vitória Rodrigues”. Trata-se de uma homenagem à criança de 11 anos, que faleceu no dia 14/08/2020 em decorrência da Covid-19. Mesmo com uma curta trajetória, a pequena Mariane deixou uma lição de vida para todos que a conheceram. Diagnosticada com hidrocefalia e holoprosencefalia desde o nascimento, ela também desenvolveu na infância síndrome de West – doença rara caracterizada por crises epiléticas frequentes. Mesmo com todas as limitações motoras, visuais e psicológicas causadas pelas doenças, segundo os pais, Eliane de Fátima Cicutto e Silvio Aparecido Rodrigues, ela sempre esboçava um sorriso quando notava a proximidade de um deles. Era a prova de que ela sentia a presença daqueles que a amavam.

Deixe seu comentário