16/10/2020

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, realizou na quinta-feira (15), em Apucarana, a entrega de 250 brinquedos para as crianças internadas no Hospital da Providência – Materno Infantil.

A ação integra o programa estadual Paraná Piá, que arrecadou mais de 15 mil brinquedos em todo Estado. Outros 165 itens já haviam sido enviados pelo programa Paraná Piá ao Hospital Materno Infantil de Apucarana. Após a solenidade, a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, visitou a sede do Canal 38, no Edifício Palácio do Comércio, onde concedeu entrevistas sobre os programas de assistência social desenvolvidos pelo Governo do Estado, em especial sobre a campanha Paraná Piá.

Os 8.185 kits de brinquedos montados a partir das doações foram entregues a crianças de 0 a 12 anos internadas, em tratamento ambulatorial ou que realizaram consultas nesse período pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dentro de hospitais da rede pública, universitária e filantrópica do Paraná. A campanha alcançou 119 hospitais de 90 cidades. “O Paraná Piá superou as nossas expectativas. Tivemos quatro padrinhos, movimentamos servidores do Estado e grande parte da sociedade civil, fomos muito bem recebidos. A adesão das pessoas nesse projeto durante o mês garantiu o sucesso”, disse Luciana. “Além disso a campanha foi muito exitosa no Interior, o que foi fundamental para alcançarmos esse patamar”.

A primeira-dama e presidente do Conselho da SGAS, Luciana Saito Massa, destacou ainda que o Paraná Piá ajudou a levar esperança para pais e crianças em um momento difícil, diante do cenário de pandemia e das incertezas em relação ao coronavírus. O público-alvo para as doações foi escolhido justamente com esse olhar sobre os hospitais e o distanciamento social.

“Esse momento não está sendo legal para ninguém. Não esperávamos por isso. Idealizei o projeto para essas crianças porque sou mãe e ficava imaginando as que estavam passando pelos leitos hospitalares, a cabeça dos pais, a agonia”, acrescentou Luciana. “A pandemia gera ansiedade, medo. A ideia foi levar carinho e amor para a criança acreditar que tudo vai passar, a continuar sonhando e sorrindo”.

Os brinquedos foram arrecadados em 22 municípios durante quatro semanas, e em quatro drive-thrus no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a participação de centenas de servidores e seus familiares. As bolas, bonecas, super-heróis, carrinhos, dinossauros, jogos de tabuleiro e demais brinquedos foram selecionados, higienizados e empacotados simbolicamente como presentes.

PADRINHOS – A ação contou com quatro padrinhos responsáveis por organizar e movimentar o projeto em suas áreas e com a sociedade civil: João Carlos Ortega, secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas; Leandro Moura, diretor-presidente da Celepar; Raul Siqueira, controlador-geral do Estado; e Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes. Os padrinhos foram agraciados na cerimônia com troféus de reconhecimento pelo trabalho de motivação realizado durante a campanha Paraná Piá.

Deixe seu comentário