06/02/2020

Nesta terça-feira (04), o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que cria um programa de geração de empregos para jovens paranaenses de baixa renda.

O Programa Oportunidade Jovem (PL 15/2020) tem o objetivo de assegurar aos jovens pertencentes às famílias com baixa renda, com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos, residentes no Paraná.

“Atualmente uma das maiores dificuldades para os jovens é o ingresso no mercado de trabalho. Precisamos estimular a abertura de novos postos de trabalho, sobretudo com oportunidades de primeiro emprego. Esse programa visa empregar os jovens de baixa renda, que são os que mais sofrem com a falta de oportunidade”, salienta.

O Programa Oportunidade Jovem consiste na prática de atividades comunitárias, de formação sócio-profissional ou de utilidade coletiva, bem como na forma de empreendimentos populares em autogestão ou grupos de economia solidária, com cursos ministrados por órgãos públicos ou por entidades contratadas, conveniadas ou parceiras.

Segundo o texto do projeto, os jovens beneficiários desse programa vão contar com auxílio de até 100% (cem por cento) do salário mínimo regional vigente e subsídio para atender as despesas de deslocamento, para a realização das atividades comunitárias e de formação, desde que fique comprovada a necessidade de condução onerosa, cujos critérios de concessão poderão variar de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros.

Chiorato lembra que o Governo Estadual poderá adequar o projeto de acordo com as demandas atuais “O Governador poderá celebrar contratos, convênios, termos de cooperação e de parceria com outros entes de direito público, com organismos nacionais e internacionais, com empresas e com entidades de direito privado, inclusive sindicais, mesmo quando já associado a outros programas com finalidade semelhante”, salienta.

Ainda, para o deputado, é preciso que mais iniciativas neste sentido sejam trazidas ao Paraná.

“Quando o jovem vai para o mercado de trabalho, se depara com aquele velho dilema: para conseguir um bom emprego é preciso ter experiência, mas como a pessoa vai ter experiência para trabalhar se ninguém lhe der a primeira oportunidade?, questiona.

Por Louan Brasileiro, da Assessoria de Comunicação

Deixe seu comentário