15/04/2020

O governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou ontem a redução de 30% dos salários dele, do vice-governador Darci Piana (PSD) e dos secretários estaduais durante a pandemia do coronavírus. A previsão é que a medida dure, inicialmente 90 dias.

O dinheiro economizado será destinado ao Fundo de Combate à Pobreza do Estado para financiar ações de combate ao Covid-19 e aos efeitos econômicos e sociais da crise.

Atualmente, o governador do Estado, por exemplo, recebe remuneração mensal de R$ 33,7 mil – teto no Estado. Por lei, o percentual de remuneração do vice e dos secretários é fixado em 95% e 70% desse valor, respectivamente.

Em janeiro do ano passado, o Executivo já havia congelado os salários do primeiro escalão do Estado. Com isso, o Paraná não seguiu o aumento salarial dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), de 16%. A Lei Federal estabelece como teto para remuneração dos servidores públicos o salário dos ministros do STF. Dessa forma, os reajustes do salário do governador, vice-governador e dos secretários, bem como o limite de ganho dos servidores em geral, está indexado dessa forma.

Fonte: Bem Paraná.

Deixe seu comentário