03/12/2019

Após três dias de reclamações de moradores de Apucarana, pelas redes sociais como Facebook e WhatsApp, em relação à água fornecida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que estaria com sabor e cheiro ruins, a Companhia divulgou uma nota oficial para esclarecer o que está ocorrendo.

Algumas postagens de fakenews chegavam a dizer até que a água estaria imprópria para consumo por colocar em risco a saúde das pessoas.

Leia a nota divulgada pela Sanepar:

“A Sanepar informa que o gosto sentido por moradores de Apucarana na água distribuída pela empresa nos últimos dias não oferece qualquer risco à saúde humana e animal. Análises físico-químicas e biológicas realizadas pela Companhia atestam que a água atende a todos os parâmetros de potabilidade determinados pela Portaria de Consolidação número 5 do Ministério da Saúde.

O gosto na água tratada surgiu depois da ocorrência de chuvas fortes, após longo período de estiagem. As chuvas devem ter carreado ao manancial microalgas que conferem gosto à água. Apesar de não apresentar toxicidade, o gosto é percebido pelas pessoas. Essa percepção pode variar de pessoa para pessoa.

O problema já está equacionado, mas é possível que alguns moradores ainda sintam as alterações por conta da água armazenada nos reservatórios domiciliares e locais mais distantes, onde a troca da água na tubulação ocorre de maneira mais gradual.Ressaltamos que a água distribuída é absolutamente segura e não representa nenhum risco à saúde.”

Compartilhe:

Sobre o Autor

**** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal do Canal 38 pelo Whatsapp: (43) 9 8447-1929 ****

Deixe Um Comentário