15/01/2021

A Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) realizou, nesta quinta-feira (14 de janeiro), uma live para tirar dúvidas e orientar gestores e agentes públicos sobre as medidas necessárias para o correto início dos atuais mandatos dos prefeitos e presidentes de câmaras municipais do Paraná que tomaram posse no último dia 1º.

O evento online foi veiculado ao vivo pelo canal da EGP no Youtube, onde está disponível sua gravação na íntegra, e acompanhado por pelo menos 500 espectadores de todas as regiões do Estado. Entre eles, estavam vereadores e servidores que se reuniram na sede do Poder Legislativo municipal de Jardim Alegre, na Região Central do Paraná, para assistir à transmissão.

A primeira a falar foi a diretora geral do TCE-PR, Luciane Maria Gonçalves Franco, que saudou a todos em nome do presidente da Corte, conselheiro Nestor Baptista. Ela também apresentou, de forma resumida, a estrutura organizacional do Tribunal e destacou aspectos operacionais e legais a que os gestores devem estar atentos para não incorrerem em irregularidades.

Em seguida, a gerente de Monitoramento e Avaliação da Fiscalização da Coordenadoria Geral de Fiscalização (CGF) do Tribunal, Vivianéli Araujo Prestes, apresentou tópicos sobre gestão de pessoal – com destaque para peculiaridades relativas à situação provocada pela pandemia da Covid-19 – e o processo de prestação de contas anual que deve ser feito junto ao Tribunal de Contas, informando ainda aos espectadores as diferentes formas com que eles podem entrar em contato com a Corte.

O último a se manifestar foi o coordenador geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres, que abordou, entre outros temas, as funcionalidades presentes no site do órgão. Ele ainda aproveitou a ocasião para anunciar que, em breve, estará disponível, no mesmo portal, o Manual de Início de Mandato do Tribunal, documento que conterá explicações simplificadas sobre todos os aspectos abordados no evento. Ao final da live, o trio respondeu a perguntas feitas pela audiência.

Acervo
Nos últimos anos, a EGP do TCE-PR consolidou sua plataforma de ensino a distância e se tornou referência nacional. Atualmente, o portal da escola na internet oferece um acervo de mais de 200 cursos e palestras online, continuamente renovados ou revisados, que estão permanentemente à disposição dos interessados, de forma gratuita.

Os temas abrangem as principais áreas da administração pública, como Direito, Contabilidade, atos de pessoal, transferência voluntária de recursos e controle social, além de licitações e contratos. Desde sua criação em 2008, na gestão anterior do conselheiro Nestor Baptista na presidência do TCE-PR, a EGP realizou mais de 3 mil eventos de capacitação, que beneficiaram aproximadamente 400 mil pessoas – 111 mil delas apenas em 2020, quando a Escola promoveu mais de cem cursos na modalidade ensino a distância.

Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

Deixe seu comentário