Vereador de Umuarama Ronaldo Cruz Cardoso (PROS) — Foto: Câmara Municipal de Umuarama/Divulgação

06/06/2022

Segundo a Câmara Municipal, Ronaldo Cruz Cardoso (Pros) foi notificado para apresentar defesa sobre pedido de cassação do mandato dele. Parlamentar não quis se manifestar.

O vereador de Umuarama, no noroeste do Paraná, Ronaldo Cruz Cardoso (Pros) foi denunciado por um suposto esquema de propina para aprovação de projetos na cidade. Um pedido de cassação de mandato foi aberto contra o parlamentar, que tem até quinta-feira (9) para apresentar a defesa dele à Câmara Municipal.

Segundo a Câmara Municipal, a suspeita contra Cardoso começou após o vereador João Paulo Rodrigues Maciel de Oliveira (PP), conhecido como Sorrisal Amigo do Povo, fazer acusações contra o parlamentar.

Durante sessão na câmara, em 9 de maio, Sorrisal apresentou uma gravação em áudio. No arquivo, um empresário da cidade afirmava que Cardoso havia pedido propina de R$ 30 mil e dois terrenos para aprovar um projeto que altera o zoneamento de uma área da cidade.

Depois da exposição do caso, uma denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR).

O vereador Ronaldo Cruz Cardoso disse que, no momento, não irá se manifestar e que a advogado dele está preparando a defesa que será protocolada na câmara.

O caso

Segundo a Câmara Municipal, no dia 26 de maio, outro empresário apresentou ao legislativo um pedido de cassação para o vereador Cardoso por causa da denúncia sobre o pedido de propina.

Como desdobramento, uma denúncia foi protocolada na Câmara Municipal em 30 de maio. Na sequência, no dia 31 de maio, a presidência da Casa de Leis convocou a mesa diretora para debater o assunto, a qual decidiu pelo pedido de cassação do mandato de Cardoso.

Depois que o vereador protocolar a defesa dele, a presidência da Câmara Municipal irá compor uma Comissão de Exame de Denúncia, com três vereadores escolhidos por sorteio, para analisar a denúncia, o pedido de cassação e os documentos de defesa do vereador.

A previsão é que isso ocorra na sessão do dia 13 de junho, às 19h30. Fonte: G1/RPC Noroeste

Vereador de Umuarama Ronaldo Cruz Cardoso (PROS) — Foto: Câmara Municipal de Umuarama/Divulgação

Deixe seu comentário